Existe um ponto no Mapa Astral chamado "a parte da fortuna" o qual não se referente a um planeta, astro, estrela, mas resultante de um cálculo com a seguinte fórmula:
Nascimentos Diurnos: Fortuna = Ascendente + Lua - Sol
Nascimentos Noturnos: Fortuna = Ascendente + Sol - Lua
Como encontrar os valores? Os valores das longitudes do Ascendente, da Lua e do Sol são medidos, cada um, a partir do 0° de Áries até chegar ao grau onde eles se encontram em seu mapa pessoal, sendo assim, tal valor é correspondente a cada item utilizado na fórmula, que por final, soma-se ou subtrai.
Vale lembrar que, as significações, quando analisadas separadamente, acabam não dando a exatidão na leitura de um mapa astral específico, por não serem levados em consideração as influências dos outros aspectos existentes no mapa natal de cada pessoa (interações de outros planetas, aspectos negativos, positivos, etc.).
A Parte da Fortuna no Mapa, nem sempre tem a significação específica de dinheiro, mas sim, de algo em que traz satisfação, realização, felicidade, prosperidade para a pessoa, acrescentando que os significados de felicidade e satisfação para uma pessoa pode ser algo bem diferente para outra.
Normalmente as pessoas possuem a seguinte situação, por exemplo: a Parte da Fortuna na décima segunda casa e no signo de Leão, ou seja, o signo nem sempre é o mesmo da casa, quando isso ocorre, usa-se o seguinte entendimento: a "Casa" onde se localiza o ponto da Fortuna é o indicativo dos assuntos e setores da vida onde irão propiciar maior realização e o "Signo" onde se encontra este ponto são as atitudes a serem tomadas diante da vida. Abaixo está uma breve interpretação da Parte da Fortuna em cada casa astrológica e signo:
A Parte da Fortuna na primeira casa ou em áries - A casa do Eu e suas qualidades. Ganhos através da auto imagem, aparência pessoal, as quais atraem a abundância necessária para a vida. Êxito em algo inerente a pessoa, insubstituível, possui um dom de autoafirmação, confiança e espontaneidade próprios. Valorizar os próprios talentos e qualidades, ter iniciativa, atitude, coragem, confiar em si mesmo.
A Parte da Fortuna na segunda casa ou em touro - A casa astrológica dos ganhos, das posses. A felicidade é encontrada quando a pessoa descobre aquilo que realmente valoriza. A utilização dos recursos, dos talentos e das posses que mais satisfazem o indivíduo para obter os ganhos e desfrutar dos prazeres da vida. Adotar um perfil mais realista, prático, paciente, buscar segurança, tradição.
A Parte da Fortuna na terceira casa ou em gêmeos - A casa da comunicação. Traz benefícios através de irmão, vizinhos, pessoas próximas, viagens curtas, pequenos comércios, ensino fundamental. A troca de ideias, a busca de informações, a variedade de conhecimentos, interagir abertamente com os outros, utilizar-se dos meios de comunicação. Buscar ter muitos contatos, ser dinâmico, comunicador.
A Parte da Fortuna na quarta casa ou em câncer - A casa do passado, das origens. A sensação de felicidade e realização surgirá através da construção de bases sólidas nos relacionamentos, nas raízes familiares. Influência dos antepassados. Os pais e a família assumem um papel de importância para o indivíduo. Também envolve trabalhos com a terra, mineração, fundações, edificações. Profissões que sejam acolhedoras, do ramo alimentício, valorizam a mulher, a família.
A Parte da Fortuna na quinta casa ou em leão - A casa da criatividade. Os ganhos, sejam eles materiais ou não, podem surgir dos filhos, dos romances, das diversões, jogos, loteria. As várias formas de arte utilizadas, por meio da criatividade, para render frutos. Buscar trabalhos onde obtenha reconhecimento, honra, prestígio, possa exercer o comando, necessite de brilho pessoal, criatividade.
A Parte da Fortuna na sexta casa ou em virgem - A casa do aprimoramento. Aqui volta-se para o seu dia a dia, os cuidados com a saúde, aos animais de estimação. A realização é encontrada através da auto disciplina, da atenção para os detalhes, da organização das metas, de servir, ser útil e prestativo. Voltado a trabalhos com serviços em geral, possuindo um lado metódico, de regras.
A Parte da Fortuna na sétima casa ou em libra - A casa dos contratos. Sua satisfação é alcançada através de parcerias, de se relacionar com os outros, de sociedades e de casamentos, de ser aceito pelos outros, de se colocar na posição dos outros e buscar harmonizar os relacionamentos, com diplomacia. Ter um perfil conciliador, diplomático, valorizar o belo, apreciar a interação com outros.
A Parte da Fortuna na oitava casa ou em escorpião - A casa dos bens dos outros. Nesta casa a pessoa deve saber lidar com as várias transformações da vida, suscetível à perdas ou ganhos, ser capaz de renascer e ascender diante das dificuldades, reciclar. A introspecção, o poder, a investigação dos mistérios, são aspectos que marcam sua trajetória e o direcionam às realizações. Ser reservado, pesquisador, buscar relacionamentos verdadeiros, discreto.
A Parte da Fortuna na nona casa ou em sagitário - A casa da espiritualidade. Ampliar os horizontes, buscar uma compreensão maior sobre a vida, um sentido religioso e espiritual, de forma otimista, aventurar-se na imensidão do mundo e do conhecimento. As viagens longas, novas línguas, novas culturas, ultrapassar fronteiras, valorizar seus sonhos e metas, dentre outros temas relacionados, são atrativos, trazendo realizações pessoais. Buscar conhecimentos avançados, especializações, aprender várias línguas.
A Parte da Fortuna na décima casa ou em capricórnio - A casa da profissão. O lado profissional deve ser levado à sério, como algo importante para a realização pessoal. A ambição, a paciência, e uma visão realista auxiliam na busca da satisfação. Ter um foco almejado e unir esforços para concretizar os seus sonhos, utilizando-se dos obstáculos e dos erros como uma ferramenta para melhorar cada vez mais. Valorizar o planejamento, ser prático e firme nos objetivo.
A Parte da Fortuna na décima primeira casa ou em aquário - A consciência social. A visão futurista e a originalidade de ideias e ações. Foque na coletividade e em mudanças que tragam benefícios a todos. Faça um grande número de amizades e saiba interagir com as pessoas, participe de grupos e projetos, possibilitando a troca de ideias e soluções diferentes e inovadoras. A liberdade de expressão. Valorize a liberdade, independência, diferenças, novos inventos, aprenda a delegar funções.
A Parte da Fortuna na décima segunda casa ou em peixes - A casa do crescimento interior. A busca volta-se ao seu interior, suas sensações, sonhos, intuição. A satisfação é conseguida quando a pessoa compreende o seu eu e sua interação com os outros planos espirituais, para isso utiliza-se do isolamento, da meditação, ou outras atividades que auxiliam a decifrar e dissolver os fantasmas internos. Doar-se de forma altruísta, ter fé, acreditar nas forças da vida. Buscar atividades voltadas às artes, músicas, instrumentistas, voltadas ao mar, à prestar serviços em entidades.
Resumidamente, cada casa tem um assunto e este assunto pode ser favorável ou não, ter mais dificuldades de alcançar ou facilidades, dependendo dos arranjos no Mapa Natal Pessoal, além de sofrer as influências também das posições atuais de cada astros, planetas e estrelas - o mapa progredido - o qual constantemente interage com o Mapa Natal.
Quer saber onde se posiciona o seu Ponto da Fortuna? Entre em contato! Será localizado o Ponto em seu Mapa Astral Pessoal (através das seguintes informações fornecidas para mim: sua data, horário e local de nascimento) e feita uma interpretação mais detalhada deste posicionamento.
Abraços!!