2016-08-23

- Aspectos e representações - Alzheimer e a Astrologia - 3º Texto


Autora do Desenho: Ingrid F. 
Além das informações ditas anteriormente que foram explicitadas de uma forma mais ampla e introdutória, neste texto será feita uma exposição de informações com um pouco mais de detalhes, porém, sem considerar que todos os detalhes relacionados ao assunto tenham sido esgotados, pois a Astrologia é um conhecimento muito amplo, além de já deixar aqui a liberdade para comentar, caso alguém queira (no final do texto). 

Sempre lembrando que para se ter uma conclusão em particular/individual sobre alguém é preciso analisar o Mapa Astral em particular, visualizando de forma geral todo os arranjos, devido ao fato de certos posicionamentos específicos terem a possibilidade de serem amenizados e até neutralizados, dependendo de como estão os desenhos no Mapa. 

Há muitas simbologias relacionadas ao tema e como o Mal de Alzheimer ainda está em estudo, onde buscam descobrir as causas e uma cura, exporei alguns pontos e significações mais próximas ao que se entende deste Mal atualmente.

A casa 1 (um) tem uma importância grande para as significações de uma doença, pois ela simboliza o Eu, a personalidade, o corpo físico, a aparência, a força ou fraqueza, a vitalidade, a energia, a agressividade, o cansaço, etc. Tem analogia com o signo de Áries e seu regente, Marte, e uma de suas representações relacionadas ao corpo humano é a cabeça. Todo signo representa alguma parte do corpo, o signo de Gêmeos, por exemplo, tem como uma de suas representações o Sistema Nervoso, todavia, esse assunto pode ser visto com mais detalhes em outros textos por ser extenso. 

A casa 6 (seis) é a casa de doenças, a rotina diária, seu estilo de vida, sua saúde, etc. Os posicionamentos e aspectos que se relacionam a essa casa e seu Regente podem dar uma ideia de como é a sua saúde, quais as tendências para adoecer, etc, assim como, os momentos mais difíceis, momentos benéficos conforme os trânsitos atuais.

A casa 8 (oito) referindo-se à doenças incuráveis, causa de morte, expectativa de vida, doenças hereditárias, morte física, desprendimento, etc. 

A casa 12 (doze) tem as simbologia relacionada a hospitalização, aos transtornos mentais, inclui também vícios - como alguns dizem, Alzheimer ser agravada pela má alimentação, ou seja, ao vício de se alimentar erroneamente, impedindo que o cérebro trabalhe de forma adequada e ocasionando o colapso. Incluindo também os vícios em drogas. É uma casa simbolizando também o sono, o subconsciente, as ilusões, etc. 

Dentre os Planetas, voltamos a falar em Mercúrio, regente do signo de Gêmeos o qual tem suas significações focadas para todos os meios de comunicação, a mente, a forma de expressar, a escrita, o Sistema Nervoso, a forma de raciocinar, etc. O Planeta Marte, além da simbologia dita sobre Áries - a cabeça - e todos os distúrbios mentais, febres, etc, ou golpes, acidentes, envolvendo essa parte do corpo, também tem relação com inflamação do cérebro, variando a representação conforme o signo, os aspectos e os posicionamentos sofridos pelo Planeta. Saturno atua de forma a atrofiar, reduzir, paralisar, endurecer, em deprimir, as anemias (falta de B12, por exemplo), doenças crônicas, etc. Júpiter relaciona-se à circulação arterial, às funções hepáticas, etc. Plutão contribuindo com a transformação, a erupção de problemas até então camuflados, escondidos, não percebidos. Urano representando a eletricidade do corpo, em determinados posicionamentos pode indicar distúrbios nervosos.

Assim, Mercúrio, Lua e Netuno (ver texto anterior) e seus regentes com má aspecções, ou seja, sofrendo maus aspectos com Saturno, Urano, Marte ou Plutão (sendo interessante verificar a força destes Planetas também no Mapa), debilitados (posicionados em signos de debilidade - cada Planeta tem o seu signo específico) nas casas 6, 8 ou a 12, ou posicionamentos que envolvam essas casas, há uma maior possibilidade a sofrer alguma enfermidade mental, seja transitória, seja controlável, seja prolongada, seja curável, irá depender de como se demonstra os posicionamentos para caracterizar ou não o Mal de Alzheimer ou outro distúrbio mental. Saturno, por exemplo, tem significação de doenças crônicas e em longo período, Urano, de algo inesperado, um choque, Marte, de algo mais rápido, de curta duração.

Em referência a corpos celestes menores, o asteroide Hypnos possui representações simbólicas aproximando da interpretação de tal Mal. Deus Grego do Sono ou Sonolência na Mitologia Grega, Hypnos, filho de Nix = a noite e Erubus = a escuridão, era irmão gêmeo de Thanatus, o Deus da morte e o qual tem relação com a hipnose. Este asteroide seria desencadeador do Mal de Alzheimer, quando em configurações progredidas, por exemplo, formasse aspectos com a Lua (simbolismo de lembranças passadas) somado a outras configurações importantes. A órbita de Hypnos não é constante, ele tem uma trajetória rápida na maior parte de seu percurso, entretanto, nos signo de Gêmeos (Plutão em 1882 a 1914), Câncer (Plutão em 1914 a 1939) e Leão (Plutão em 1938 a 1958) ela dura em torno de três anos, levando a uma suposta conclusão sobre as gerações onde Plutão transitava nesses signos serem mais afetada. Acrescendo a isso, há outros asteroides e pontos referentes ao assunto, não se esgotado nas exposições e aspectos mencionados. Um outro exemplo seria o asteroide Orcus o qual possui trajetória e significações parecidas com o Planeta Plutão.

 Comentários, sugestões, solicitações podem ser feitas no 'link' abaixo contendo a palavra: "Comentários" ou na coluna à direita onde tem o 'Formulário de Contato'. Um grande abraço a todos!

____________________________________________________________________________

Poema: "Que seja eterna a memória!"  (Autora: Ingrid F.)

     Indo aos poucos, ainda resta algo, mas cada vez menos
     Minutos preciosos, soltos no tempo, memórias perdendo

              E nossos laços, vão se desprendendo
              dissipando aos pedaços, jogados ao vento

     Ficando nos sonhos, dos que foram vendo,
     os momentos passados e as memórias retendo
     Sentimentos guardados, pensamentos criados, nada mais prevalecendo

              O que foi deixado, não supri o vácuo de sua companhia ao lado
              Tudo conquistado e ensinado não substitui seu afago

     Na esperança que exista paz, conforto e alegria, aonde quer que vá um dia
     E as lembranças de vida, não sejam esquecidas, para eternamente ser....
                                                                                                     ...essa pessoa querida!

 ______________________________________________________________________________