Imagem 1 - no Sistema Geocêntrico |
Neste texto vemos a "Imagem 1" do Mapa e os posicionamentos no dia do Eclipse Lunar Penumbral de 10.01.2020 onde a Lua em oposição ao Sol estará por volta dos 19º56´ de Câncer e ocorrerá no fuso horário de Brasília (País: Brasil), em sua exatidão, em torno das 16h15, além de, como esse Eclipse se posiciona diante dos Nodos dos outros Planetas.
Para quem não sabe, um Eclipse ocorre quando a Lua está em oposição ou conjunção ao Sol e próxima de um de seus Nodos, todavia, não é somente a Lua que possui Nodos, todos os Planetas também possuem e é isso que este texto irá tratar, mais especificamente dos Nodos de Plutão em conjunção com o Sol e Mercúrio (Nodo Sul de Plutão) e conjunção com a Lua (Nodo Norte de Plutão), e os Nodos de Júpiter próximos dos Nodos da Lua, os quais estão tendo relevância nesse Eclipse do dia 10.01.2020.
Quem acompanha minha Página no Facebook já viu um texto com alguns pensamentos sobre o assunto disponibilizado lá - (veja o texto clicando aqui) - aproveite e "curta" minha Página para acompanhar mais publicações minhas as quais não compartilho aqui !
Imagem 2 - Nodos dos Planetas no Sistema Heliocêntrico |
A ideia do texto é acrescentar mais alguns pensamentos além dos já mencionados na Página do Facebook - lembrando que, poderia ser dito muito mais sobre o Mapa, mas, a intenção é trazer somente alguns pensamentos até mesmo para não tornar o texto tão extenso.
As "flechas" na "Imagem 1" indicam a posição dos Nodos de Plutão e os Nodos de Júpiter - a Lua está conjunta ao Nodo Norte de Plutão e o Sol e Mercúrio estão posicionados no Nodo Sul de Plutão, já os Nodos da Lua estão próximos dos Nodos de Júpiter - Nodo Sul da Lua próximo ao Nodo Sul de Júpiter e Nodo Norte da Lua próximo ao Nodo Norte de Júpiter. Acrescentando = no Sistema Geocêntrico (mais usado em Astrologia) para o Heliocêntrico, na data em questão, o grau dos Nodos dos Planetas muda um pouco, por exemplo, o Nodo Norte de Júpiter está a 8º29´ no Geocêntrico, enquanto no Heliocêntrico está a 10º13´.
Imagem 3 - no Sistema Heliocêntrico |
Percebe-se também, pela "Imagem 2 e 3" ou mesmo na "Imagem 1", que no eixo Capricórnio x Câncer temos não só os Nodos de Plutão, mas também, de Júpiter e Saturno e coincidentemente todos os Nodos Sul desses Planetas estão em Capricórnio e os Nodos Norte estão em Câncer e coincidentemente presenciamos o trânsito de Plutão e iremos presenciar o de Saturno e Júpiter passando pelos seus respectivos Nodos Sul em Capricórnio e ressaltando tudo isso com a presença do Nodo Sul da Lua também em Capricórnio e próximo aos Nodos de Júpiter.
Os Nodos dos Planetas ou Luminar (Lua) vão mudando de posição com o tempo, porém, os Nodos dos Planetas mais lentos mudam de forma bem mais lenta, por isso são pouco estudados, já a mudança nos posicionamentos dos Nodos da Lua são mais amplamente estudados, é o chamado Ciclo de Saros.
Voltando ao assunto, o que tudo isso poderia significar? Ao interpretar astrologicamente a linguagem que todos esses posicionamentos no momento do Eclipse podem dizer, voltando-se a ideia da proximidade dos Nodos dos outros Planetas no mesmo eixo: Câncer x Capricórnio, além de enfatizar os Nodos de Plutão e Nodos de Júpiter - Considera-se a necessidade de mudar ou transformar a mentalidade e crenças limitantes, engessadas, existentes há tanto tempo sobre o que seja domínio, posse, poder, propriedade, ambição, trabalho, etc - A sociedade por muito tempo esteve focada em valorizar esses parâmetros com vistas ao crescimento, maior faturamento, enriquecimento, desenvolvimento, etc, enquanto que, as questões relacionadas à família, a valorização dos laços e parentescos e principalmente da posição da mulher, os sentimentos, a mãe na sociedade, foi se deteriorando em prol da ambição ou revelando sua deterioração - Será que não há algo de errado? Porque não conseguimos implementar situações, regras, crenças ou uma mentalidade de maior valorização das pessoas em seus laços familiares? Valorizar mais o ser ao invés do ter? Mas, de onde surgem essas desvalorizações se as Leis parecem resguardar tanto? O problema também reside nos extremos e entendimentos errôneos, não significa que é errado ter, não é errado ter mais que outros, dificilmente todos terão igual, o que é errado é uma ambição que prejudica diretamente outros em seus direitos, ou seja, roubo, trapaças, traições, mentiras, irresponsabilidades, etc.
Há hábitos arraigados em nossa sociedade e em várias outras, uma mentalidade machista, dominadora, opressiva, onde costuma colocar a mulher em uma posição de desvantagem, de objeto, simplesmente por sua condição de mulher, e esse peso grande tem "estacionado" nas costas de uma crença a qual suas origens são de uma época onde a "evolução intelectual" ou de consciência mais ampla ainda estava sendo "lapidada". Vemos muito ocorrer situações hoje em dia, por exemplo, em que o genitor prefere fugir às responsabilidades de cuidar de seus filhos e empenha grandes esforços para não pagar pensão alimentícia ou simplesmente faz filhos sem compromisso nenhum e some por completo, nem mesmo tenta se precaver usando alguma proteção a fim de evitar filhos, sendo essa precaução sempre de responsabilidade da mulher? Enquanto um homem pode fazer vários filhos em um ano a mulher somente consegue gerar um filho - e é isso o que queremos, homens fazendo vários filhos e os abandonando? Várias crianças perdidas e largadas sem os genitores, para que a Economia, o Governo e arrecadação de Impostos possa estar em constante aumento e crescimento e os interesses de Poder possam dominar sobre crianças perdidas, sem amor próprio, sem instrução adequada, sem amparo, sem família, e se acostumando com a desvalorização desde a tenra idade sem reclamar? O peso acaba caindo inteiramente sobre a mulher e mãe e o que isso é senão umas das simbologias da Lua em Câncer no Mapa? Por outro lado, muitas mulheres cuidam sozinhas dos Filhos de maneira excelente sem o Pai e os filhos tem um futuro excelente, mas, não é a irresponsabilidade paterna que almejamos fazer prevalecer na sociedade? O desprezo e sumiço do Pai sem motivos justificáveis não surte efeito algum?
Há diversos casos e motivos para ocorrer essas situações e independente de quem tenha mais "culpa" em gerar um filho quando não é almejado, o ideal é que os dois genitores busquem cuidar da criança, pois a culpa nunca é da criança (o que muitos pais acabam fazendo depois que o filho nasce, aliviando toda a culpa na própria criança, e por fim, criando-a de forma errada, sem amor, valorização, consideração, etc. E o que isso pode resultar depois de tanto repetir esses fatos em nossa sociedade? Uma sociedade doente e facilmente dominada pelo Poder de poucos, onde a maioria irá aceitar as injustiças devido ao fato de se acostumar ou achar normal tal situação desde criança! Os outros estranhos, alheios à situação, com melhores condições de vida, que deram melhores condições aos seus filhos, pais mais responsáveis, tem culpa nesse fato? Não, a culpa é do sistema, crenças, e dos próprios pais da criança que não tinham maturidade em seus atos - mas, vale acrescentar que a sociedade impõe há muito tempo a ideia ao homem de que o ato sexual é uma brincadeira, que a mulher é um objeto para ser "usado" e que é "bonito" ele "pegar" várias, e se resultar em filhos é culpa da mulher? A ideia que se passa na verdade é de que a total irresponsabilidade e imaturidade dos homens será completamente aceita na sociedade - Isso está correto? Tudo isso não resultará em consequências maiores?
É uma questão a se refletir, pois as Leis, hábitos, crenças, etc, dos Homens não seguem necessariamente as Leis Kármicas (um tema voltado à Astrologia e que pode ser estudado mais à fundo e em detalhes através da Astrologia) - muitas pessoas tem consciência de que certos atos são errados, mas, o fazem, por considerar que sairão ilesos (em nosso mundo real) em certos casos - Agredir uma mulher não é errado? Um pai abandonar um filho e deixar todo o peso e responsabilidade somente para a mãe não é errado? Etc - a falibilidade do Ser Humano é imensa e o fato, por exemplo, de conseguir ganhar um processo por meio de mentiras, subterfúgios (o que ocorre muito) de estar legalmente previsto em algum Artigo da Lei não significa que esteja fazendo certo, pois a capacidade do homem de mudar interpretações e entendimentos é tão grande que nenhuma Lei, Código, Artigo, etc poderia englobar ou consolidar todas situações de vida, as falhas, brechas existentes, etc - tema muito debatido em cursos de Direito - Quanto mais transgressora é a sociedade maior o número de Leis, Códigos, Artigos, etc, necessita e isso nem sempre resolve - Quem elaborou as Leis e as aprovou não é simplesmente outro Ser Humano com suas crenças, convicções, intenções, imperfeições, etc, próprias? O caminho para uma sociedade melhor não está exatamente na qualidade ou quantidade de Leis, mas, em uma família consciente, madura, responsável, etc.
Talvez, não chegamos ao patamar de existir Pais ideais que instruam e criem seus filhos da melhor maneira possível pois isso também é algo questionável e variável para muitos, ensejando debates até contraditórios e amplamente estudados nas salas dos cursos de Direito, Filosofia, Psicologia, etc, mas, Astrologicamente falando - em resumo, a ideia que se passa é a necessidade de transformar a forma em que encaramos o trabalho, as crenças, a família, a mulher (quantas mulheres já deixaram de ser contratadas em um Emprego pois haveria a "suposta" possibilidade de engravidar, mesmo não tendo relacionamento algum, e o Chefe ter que gastar mais com isso?), os sentimentos, o papel de mãe na sociedade, o poder, a ambição, a necessitando mudar a mentalidade de tudo isso e criar uma sociedade com mais liberdade, igualdade e fraternidade - temas vinculados à ideia de Aquário, o que iremos presenciar com um pouco mais de ênfase quando os Planetas mais lentos ingressarem nesse signo = Saturno e Júpiter formarão conjunção em Aquário no final do ano de 2020 e iniciarão um novo ciclo - unido aos outros posicionamentos que irão se sucedendo a partir dai, farão prevalecer a busca de um real desenvolvimento e crescimento = o intelectual, o de aprendizado e não o material, do poder, etc - além do que, nesse Eclipse vemos a Vênus em Aquário formando um sextil exato com Pallas posicionado no chamado Centro Galáctico em Sagitário - relacionado também ao tema abordado.
Talvez, não chegamos ao patamar de existir Pais ideais que instruam e criem seus filhos da melhor maneira possível pois isso também é algo questionável e variável para muitos, ensejando debates até contraditórios e amplamente estudados nas salas dos cursos de Direito, Filosofia, Psicologia, etc, mas, Astrologicamente falando - em resumo, a ideia que se passa é a necessidade de transformar a forma em que encaramos o trabalho, as crenças, a família, a mulher (quantas mulheres já deixaram de ser contratadas em um Emprego pois haveria a "suposta" possibilidade de engravidar, mesmo não tendo relacionamento algum, e o Chefe ter que gastar mais com isso?), os sentimentos, o papel de mãe na sociedade, o poder, a ambição, a necessitando mudar a mentalidade de tudo isso e criar uma sociedade com mais liberdade, igualdade e fraternidade - temas vinculados à ideia de Aquário, o que iremos presenciar com um pouco mais de ênfase quando os Planetas mais lentos ingressarem nesse signo = Saturno e Júpiter formarão conjunção em Aquário no final do ano de 2020 e iniciarão um novo ciclo - unido aos outros posicionamentos que irão se sucedendo a partir dai, farão prevalecer a busca de um real desenvolvimento e crescimento = o intelectual, o de aprendizado e não o material, do poder, etc - além do que, nesse Eclipse vemos a Vênus em Aquário formando um sextil exato com Pallas posicionado no chamado Centro Galáctico em Sagitário - relacionado também ao tema abordado.
Pensamento - Apesar de muitos homens ou sistemas de sociedades "sonharem" silenciosamente... é impossível existir uma sociedade somente de homens ou aniquilar totalmente a liberdade e opções das mulheres - as sociedades que assim fizeram, por meio de crenças, leis, ou outras limitações, mantiveram-se na completa, constante e gradativa destruição e caos devido ao desequilíbrio - é o que vemos nos posicionamentos do Eclipse, um desequilíbrio = a Lua de um lado e vários outros Planetas do outro.
Lembrando que o Eclipse pode envolver vários outros assuntos também vinculados às simbologias, não somente os temas abordados - e os Nodos de Plutão e Júpiter no Eclipse ressaltam situações relacionadas às próprias simbologias dos Planetas nos respectivos signos onde estão, necessitando deixar no passado certas ideias as quais essas simbologias representam, incluindo a questão de Guerras, e o Eclipse traz uma ajuda nesse sentido ao ocorrer em um dia em que vemos Mercúrio Cazimi (não exatamente no momento do Eclipse) e também o Trígono que a Lua faz com Netuno em Peixes - esses dois posicionamentos podem auxiliar em um melhor esclarecimento, em se valer da intuição, em buscar meditar, escutar uma música, distrair-se, etc, para evitar alguma tensão que possa ocorrer - essas são algumas dicas para quem sofre mais diretamente com os trânsitos do Eclipse, podendo surtir efeito não somente no dia em que ocorre, mas, já é sentido antes mesmo e também pelo menos durante uns 6 meses depois é possível sentir alguma influência.
Não esqueça de curtir minha Página no Facebook, lá compartilho outras reflexões que não compartilho no Blog! -->> clique aqui.
Abraços!