2016-06-23

- Alguns pontos a estudar em uma Sinastria


Autora do desenho - Ingrid F.
É possível fazer um Mapa de Sinastria com parceiros de negócios, familiares, irmãos, amigos, dentre outros. Neste texto será focado os parâmetros de uma Sinastria quando o objetivo é o vínculo matrimonial. Como os sentimentos (de maneira geral), seja amor, paixão, atração, desejo, são as maiores motivações de um relacionamento amoroso, analisa-se, em primeiro passo, as simbologias que mais representam tais significações e presente no Mapa de todos, sendo algumas:

Observar as simbologias (casas, planetas e signos) voltadas aos elementos Água (sentimentais - Peixes, Câncer, Escorpião) e Fogo (sexuais, atração - Leão, Sagitário, Áries), dentre os quatro elementos (terra, fogo, ar e água), o que não significa que os outros elementos (Terra = Touro, Virgem, Capricórnio e Ar = Gêmeos, Libra, Aquário) não tragam amor, sentimentos, relacionamentos, por exemplo: o signo de libra (ar) e touro (terra) tem como regência o Planeta Vênus - representação do amor, tudo irá depender de como estão dispostos os posicionamentos no Mapa, refletindo assim, em diferentes maneiras de amar. Poderiam ser indagadas as questões: Quais elementos no Mapa Pessoal mais tem peso? Há muitos Planetas nos elementos fogo e água? Estão exaltadas, domiciliados, dignificados? Essa verificação poderá dar indícios sobre a personalidade individual e o resultado de uma união através de uma visão mais geral antes de elaborar uma Sinastria.

Nesse sentido, são boas combinações entre os elementos: Água com Terra e Fogo com Ar e a junção dos elementos semelhantes, por exemplo: Água com Água, porém, em excesso pode ocasionar - muitos sentimentos, dramas, apego; Terra com Terra, porém, em excesso: realismo, concretização, rigidez, secura ou introspecção de sentimentos; Fogo com Fogo, em excesso: - muita paixão e impulso sem um fim e controle, podendo resultar em erros e brigas; Ar com Ar, em excesso: - questionamentos, muitas conversas, falta de foco, lado racional sobressai. Acrescendo a esses quatro elementos existem os três ritmos: Cardinal (áries, câncer, libra, capricórnio) com mais iniciativa; Mutável (gêmeos, virgem, sagitário, peixes) maior adaptação, inconstância e flexibilidade e Fixa (touro, leão, escorpião, aquário) estáveis, resilientes, concentrados.

Em uma Sinastria, os Planetas e algumas significações a serem observadas: Vênus - simbologia do amor, da beleza, da harmonia, da adoração, do prazer, etc. Lua - a qual mostra como funciona os sentimentos de cada um, como administra as emoções, modo de ser tratado, como é a interação e envolvimentos sentimental, a expressão dos sentimentos, etc. Sol - como sendo a identidade, o brilho, o ego, a energia, a vida, etc. Marte - como funciona a iniciativa, a conquista, a reação, o sexo, o estímulo, o impulso, a atração, etc. Incluindo também: Saturno: na durabilidade do relacionamento e no potencial de firmar o compromisso; Plutão: na forte e profunda atração mas com a ideia de extremos, ame ou odeie, na transformação; Urano: amor a primeira vista, repentino, rápido, abrupto; Netuno: na magia e ilusão, solidariedade, compaixão.

E as casas principais como sendo: a casa 07 (sete): do casamento, da parceria, a casa 5 (cinco): romances, filhos, diversão, a casa 08 (oito): envolvimento mais profundo, sexo, conhecer mais intimamente, os defeitos e a real vida juntos, os segredos revelados, a casa 01 (um) como sendo o "eu" e significações pessoais e individuais, a casa 04 (quatro): família, bases, passado, criação, etc;

Em relação aos signos, é interessante verificar a situação dos seguintes, levando em consideração que todas pessoas tem todos os signos em alguma parte do Mapa Pessoal: libra - relacionado a casa 07 (sete) e regente de Vênus, assim como Touro, voltado aos prazeres; escorpião - relacionado ao vínculo mais profundo e referente às significações da casa 08 (oito); Câncer - relacionado à casa 04 e voltado à família, aos sentimentos de vínculo familiar.

Com certeza as outras Casas Astrológicas, Planetas e Signos do Mapa Astral também podem dar significações boas representando um envolvimento, assim como, o fato de o Planeta Vênus não estar bem posicionado, não significa que não dará certo uma união, podem haver aspectos que amenizem, neutralizem e incentivem a união até mesmo dando uma maior durabilidade, como quando ocorre o interaspecto mútuo, recepção mútua, ou/e interligação envolvendo o eixo 1/7; exemplo: Vênus em áries em um e Marte em touro no outro.

Há muitos textos excelentes descrevendo mais sobre o assunto, exemplificando casos e posicionamentos, todavia, provavelmente é difícil encontrar explicações para todos os posicionamento possíveis em uma Sinastria específica. As interações em uma Sinastria são complexas e de um número muito grande de possibilidades e resultados, tornando-se um trabalho extenso conseguir dizer todas as possibilidades e situações em poucas palavras e necessitando realmente da análise de cada caso em particular.

2016-06-22

- Sinastria - 'Analisando a compatibilidade entre duas pessoas'


Autora da Imagem - Ingrid F.
O Mapa Astral Natal mostra as características da personalidade de uma pessoa, além de várias outras informações. Algumas das características que contribuem para moldar a personalidade e podem ser interpretadas por um Mapa Astral Natal são: os gostos e interesses, as fraquezas, os objetivos, os estímulos, a forma de demonstrar os sentimentos, o que mais atrai e conquista, os momentos mais propícios para casamento, negócios, namoro (conforme os trânsitos planetários atuais), o que desagrada, as dificuldades nas relações, os talentos - aptidões,  se é uma pessoa mais emotiva, mais prática, mais racional, as tendências comportamentais, além de muitas outras.

Quando dois Mapas Astrais Natais são unidos, verificando os pontos de interação entre eles, torna-se possível visualizar o resultado dessa união, onde cada posicionamento, planeta, casa, aspecto toca no Mapa do outro, ativando, estimulando ou chocando-se e criando reações, podendo ser boas ou ruins, dependendo também da maturidade de cada um em lidar com o problema. Onde havia uma personalidade agindo por si só, com seus pontos fortes e fracos passa a haver duas personalidades agindo juntas e essa interação ou mistura pode gerar a união de forças ou em muitos conflitos. 

Haver a compatibilidade ou não é uma questão também de estar preparado para tal situação. Há Mapas que podem ser muito compatíveis, porém, a pessoa não estar em um momento apto a vivenciar tal situação ou a compatibilidade excessiva ocasionar uma desconcentração em outras atividades, como por exemplo o trabalho, a ponto de não saber lidar ou administrar o momento e preferir se afastar, conforme os objetivos almejados em determinada fase da vida, ou mesmo pela falta de amadurecimento emocional e experiência vivenciadas. Há quem prefira trocar um sonho de viajar e morar no exterior por um casamento bem sucedido, quando as duas partes não querem viajar juntas. Dessa forma, mesmo havendo compatibilidades sempre existirão desafios onde serão necessários pesar os pós e os contras para chegar em um caminho em comum para ambas as partes. 

Não basta a leitura de um Mapa Natal ou de uma junção de Mapas Natais (Sinastria) simplesmente, a visualização dos trânsitos planetários atuais também trazem muitas revelações dos momentos mais adequados e sobre qual fase da vida, dificuldades, transformações, a pessoa está passando.

Um grande passo a ser dado, sem a ajuda de interpretações de Mapas e Sinastrias, antes de decidir encontrar uma parceria, seja em negócios, um namoro, ou casamento, é buscar conhecer a si mesmo para descobrir se em uma união com alguém, uma falha ou conflito possa estar surgindo ou sendo motivado por você ou por outra pessoa, além de saber quais são seus limites e até aonde gostaria de chegar. Você saberia dizer quais são suas tendências? O que mais gosta? O que te desagrada? Caso esteja tudo muito confuso e difícil de definir ou as incertezas são maiores, a análise dos Mapas podem ajudar a direcionar melhor e saber se vale à pena investir esforços conforme as dificuldades que se apresentam. Essa atitude poderia ser resumida em uma frase muito conhecida e expressa de várias maneiras: " Goste de si mesmo primeiro para que seja possível gostar e se relacionar com outras pessoas", partindo dessa ideia torna-se mais fácil direcionar, escolher, definir o que é melhor, não somente para si mesmo, mas também para a felicidade da outra pessoa presente no relacionamento a qual almeja uma reciprocidade que pode não estar sendo retribuída e como consequência ocasionando muitos desencontros, separações e falta de definição.

Uma união muitas vezes transforma as pessoas, pois as interações podem ativar ou desativar características antes nem imaginadas. Uma pessoa pode te fazer perder a calma mais rápido, ou te acalmar, pode te estimular, ou te desmotivar, pode gerar sentimentos de amor, solidariedade, apego, carinho, repulsa, enfim, vários sentimentos diversos, que em outros casos, com outras pessoas, não seriam possíveis, ou mesmo, determinada pessoa, conhecendo-se de forma individual, não saberia que seria capaz de tal atitude até se unir a outra. Quando não se tem a firmeza, consciência e maturidade para saber seus próprios limites e tendências, torna-se mais facilmente suscetível a desentendimentos. Reconhecendo e definindo suas fraquezas é possível criar meios de agir e evitar uniões que possam ressaltar pontos ruins e terminar em infelicidades. 

Como você lida com as dificuldades? Você sabe se controlar em meio as tempestades? Há quem se sinta mais estimulado!! Há quem prefira competições e atritos como forma de criar mais motivação!! Um posicionamento ruim pode ser usado de uma forma recompensadora se a pessoa conseguiu superar e moldar sua personalidade para chegar em um equilíbrio, em um ponto de ajuste em que seus defeitos se transformaram em qualidades, quando o foco é a busca em melhorar, entretanto, para isso, em muitos casos, precisa-se da ajuda de outras pessoas. Assim, a interpretações dos Mapas te fornecerão as informações do que é possível obter daquela interação, se vale à pena enfrentar as dificuldades, buscar meios de melhorar e transformar os pontos desfavoráveis em favoráveis irá depender de cada um, conforme o próprio livre arbítrio em optar por determinados caminhos e desafios e os seus limites.