Muitos analisam uma Sinastria - método para verificar a compatibilidade entre duas pessoas - somente comparando o signo solar e o ascendente. Essa seria uma verificação demasiadamente simplificada e sujeita muito facilmente à erros. Sabe-se que a grande maioria das pessoas, principalmente quando não conhecem mais profundamente um Mapa Astral e as simbologias, utilizam somente o signo solar - aquele popularmente conhecido por todos, que refere-se ao mês de nascimento - para saber se há a compatibilidade e muitas vezes não entende o porquê de não dar certo as definições e conceitos lidos.
Tanto a análise somente pelo signo solar, como a análise acrescentando o ascendente - o qual tem a ver com o horário de nascimento - (sempre bom confirmar com a mãe e/ou parentes se o horário na Certidão de Nascimento é o correto) não são suficientes, é preciso fazer uma análise do Mapa Astral verificando mais pontos importantes como por exemplo: o Planeta Vênus, a casa 07 (sétima), a Lua, o Planeta Marte, etc.
Se considerar somente o signo solar e o ascendente para uma análise da Sinastria, verificaria se o signo solar é compatível com o signo solar de outra pessoa, ou seja, de forma bem resumida os signos do elemento Terra, por exemplo, tem mais afinidade com os de elemento Água, podendo se dar bem também com os do elemento Terra; pois perceba, a terra precisa de água para não ficar árida e quando a terra é fértil (configurações no Mapa que tem grande predominância de elemento água) é possível combinar Terra com Terra, quando a Terra é quase lama (signo solar do elemento Terra mais muitos planetas do Mapa no elemento Água) pode combinar Terra com Ar ou Terra com fogo. Os signos do elemento Fogo tem mais afinidade com os de elemento Ar, perceba, para que o Fogo continue aceso é preciso oxigênio para gerar a queima do fogo, a água apagaria e a terra abafa o fogo, mas muito dificilmente alguém tenha um Mapa que não misture um pouco de pelo menos dois elementos.
Em relação ao ascendente - verificado pelo horário de nascimento - pode se fazer a seguinte análise, a qual não é confirmação certa de compatibilidade, mas é um vestígio da possibilidade - quando os ascendentes de duas pessoas em questão são do mesmo elemento (água, terra, fogo, ar) a pessoa costuma encarar a vida, ter dificuldades, facilidades, enfim, um entendimento mais facilitado entre ambas, pois irá posicionar toda a sequência de casas seguintes do Mapa provavelmente nos mesmos elementos dos signos. Isso pode contribuir para compreensão mútua, mas por outro lado, quando há dificuldades, elas podem aumentar, pois seriam duas pessoas com as mesmas dificuldades precisando de ajuda nos mesmos assuntos referentes àquela casa e se os posicionamentos dos Planetas de um deles não ajudar, haverá a falta ou excesso naquela área. Somado a isso, há signos que costumam não gostar de pessoas parecidas para se relacionar, preferem o oposto, porém, o problema nisso seria o momento em que os caminhos de vida de cada um acabam se separando, a menos que um dos lados renuncie em prol do convívio com o outro.
Enfim, analisar somente partes do Mapa Astral dará só indícios da possibilidade de compatibilidade e há muito a se analisar em dois Mapas conjuntos para saber tudo sobre uma união ou parceria, mas é possível dizer que, assim como não há uma pessoa que tenha um Mapa Natal perfeito, toda pessoa tem em seu Mapa erros a consertar, aprendizados pelos quais irá passar, etc, uma Sinastria, ou seja, a união de dois Mapas, também nunca será perfeita, haverá os pontos de discórdia, momentos de não afinidade e a necessidade de superar muitas situações, alguns Mapas com mais e outros com menos, mas sempre estão presentes e uma atração forte entre duas pessoas nem sempre significa uma compatibilidade excepcional, mas sim, uma motivação a qual ajuda a superar os momentos difíceis. De qualquer forma, o melhor caminho é sempre seguir o seu coração em busca de faze-lo bater forte de alegria, mas não deixando o lado racional/equilíbrio de lado.
A análise de uma Sinastria de forma detalhada ajuda na compreensão dos pontos fracos, dificuldades, desentendimentos a fim de reconhecer onde pode ser trabalhado para melhorar causando menos atritos ou pelo menos tentar evitá-los na medida do possível, entendendo o âmago/raiz do problema e o entrelaçado das situações para encontrar o caminho melhor. Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário