2016-07-11

- Transtornos mentais - Alzheimer e a Astrologia - 2º Texto


Autora do desenho - Ingrid F.
Há muitos arranjos e posicionamentos que podem significar ou resultar em um mesmo fim, ou parecido, através de caminhos diferentes, por outro lado, pode ocorrer de um posicionamento, a primeira vista, parecer indicar um caminho, se olhado de forma isolada, porém, tal caminho é amenizado ou modificado com outros aspectos, quando vistos de forma mais ampla, geral, em um Mapa. Assim, mesmo dizendo alguns indícios específicos propícios de levar a um resultado, como uma doença, é necessário verificar de forma mais geral um Mapa para ter uma noção da situação em cada caso, para cada pessoa.

O que a Astrologia poderia ser útil nesse sentido? A Astrologia é uma ferramenta que ajuda a trazer uma consciência e noção de situações muitas vezes de forma antecipada a fim de preparar a pessoa e buscar evitar, na medida do possível, tranquilizar, compreender, para que o livre arbítrio seja usado da melhor forma. Haverá as sensações e as dificuldades nos momentos difíceis onde os posicionamentos denunciam as mudanças, mas a compreensão fará tal momento ser mais ameno ou até concedendo meios de evitá-lo.

Pode se dizer, através de uma visão mais macro, que os principais símbolos envolvidos com o mal de Alzheimer são os seguintes planetas e seus regentes: primeiramente o Planeta que simboliza a mente - o Planeta Mercúrio, regente do signo de gêmeos - outro significador importante é a Lua, regente do signo de câncer - o qual simboliza o passado, as lembranças e sentimentos, e o Planeta Netuno, regente do signo de peixes, que simbolizaria confusão, visões distorcidas, dissolução, dentre outros, esses simbolismos sendo atingido por aspectos de trânsitos tensos ou mal posicionados ressaltando, motivando, prevalecendo e despertando as significações desfavoráveis. Outros significador que pode estar envolvido, causando o abalo e as confusões mentais seriam o Planeta Plutão - o qual criaria a transformação da pessoa, reforçando as significações quando associado a Casa 1 - casa com a simbologia do Eu - a Casa 3 - a casa ligada a mente e comunicação em nível originário, básico, logicamente sem excluir outras casas, signos e planetas que dependendo do Mapa individual podem levar a tais interpretações.

Atualmente, por exemplo, com Plutão passando por capricórnio - signo símbolo da estrutura, dentre outros conceitos, em oposição a Câncer - signo das lembranças, cria abalos em pessoas que possuem os Planetas mencionados acima em posições importantes, sinalizando maus aspectos e prevalecendo as características difíceis. Normalmente, não basta um posicionamento ruim de um Planeta e sim mais de um, para desencadear tal desequilíbrio que resulta em algum mal ou infortúnio.

Como o Planeta Plutão (um Planeta Geracional) tem um período demorado de trajetória pelo signo de capricórnio, poderia surgir a dúvida de ser um período, portanto, onde ocorreria a incidência de tal mal em um número grande de pessoas. É uma conclusão a ser analisada, pois essa predisposição pode ter sido originada por hábitos criados em uma geração, por contatos com substâncias de uso comum e amplamente difundido, por algum meio de poluição, alimentação, etc, marcado por determinada fase compreendida por vários anos, e que depois foi descoberto como sendo prejudicial e determinadas pessoas estariam mais próximas desses poluentes e outras não, dependendo do meio e escolhas feitas, portanto, havendo pessoas dessas épocas que não sofreram os efeitos, e olhando o Mapa Astral dessas pessoas, seria possível perceber que, apesar de viver na mesma época, possuem posicionamentos neutralizadores desses trânsitos atuais difíceis.

Muito se diz sobre o Mal de Alzheimer ser um desequilíbrio químico no organismo motivado por substâncias que não atuam como deveriam ou por substâncias introduzidas no organismo pela alimentação ou pela poluição que agridem o estado saudável para uma debilitação gradativa e silenciosa, típica de um efeito causado por, pode se dizer, envenenamento em pequenas dosagens. Nesse aspecto é possível enquadrar o Planeta Netuno e seu regente peixes, o qual simboliza, quando mal posicionado ou tensionado, o uso de drogas, entorpecentes, de forma espontânea ou por indução. 

Atualmente Netuno transita pelo seu próprio regente, peixes, e ainda na companhia de Quíron, em peixes, simbolizando a ferida neste âmbito, mas sendo uma "ferida" a nível maior repercutindo sobre uma época, sobre o momento em que passamos, uma ferida a um nível geral e também com interferências de vários outros trânsitos atuais, como exemplo, Plutão em Capricórnio.

Há várias outras simbologias que existem e interferem na leitura dos Mapas Astrais além dos Luminares (Sol e Lua), os Planetas Pessoais (Mercúrio, Vênus e Marte), os Transpessoais ou Impessoais (Júpiter e Saturno) e os Planetas Geracionais (de trajetória mais longa: Urano, Netuno e Plutão). Em um nível aprofundado, onde somente alguns astrólogos utilizam e estudam, é possível incluir também as Estrelas Fixas, muitas delas envolvendo tais assuntos e também os "Pontos Árabes" (clique para ir no link com alguns Pontos Árabes).

Para mais informações, dúvidas, troca de idéias, solicitação de análises, entre em contato. Agradeço a atenção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário