2017-10-18

- Indícios de Mau Caráter e a Astrologia

Desenho by Ingrid F.F.
Porque existem pessoas que cometem injustiças sem se sentirem* mal por isso? O que induz alguém a escolher* um mau caminho? O que faz de alguém refletir*, planejar* e concretizar* atos desonestos e prejudiciais aos outros? Porque algumas pessoas possuem consideração, compaixão, amor, solidariedade, valorizam boas atitudes e outras não? Será possível educar ou transformar* uma pessoa em alguém melhor? Tais palavras aqui mencionadas - sentir, escolher, refletir, planejar, concretizar, transformar - todas possuem uma simbologia ligada a elas na Astrologia e podem ser analisadas, não somente essas palavras, mas quaisquer outras relacionadas ao tema. 

As interpretações do Mapa Astral que sinalizam um mau caráter dá a certeza de ser uma má pessoa? Na verdade é um indício, pois é preciso verificar sempre se há mais de três aspectos/posicionamentos que identificam essas características, sem esquecer que existe o livre-arbítrio, a pessoa pode ter características ruins no Mapa Astral, mas, com muito esforço pessoal e consciência, além da ajuda e influência de outros, pode conseguir superar o lado negativo ou utilizá-lo de uma forma mais benéfica, mas, até que ponto?

Entre os Planetas envolvidos no assunto são, em primeiro lugar, a Lua, pois ela refere-se aos sentimentos e a mente. Uma Lua mal posicionada pode resultar em uma pessoa que carrega sentimentos negativos, depressivos, destrutivos, frios, sem compaixão, sem culpa, sem ressentimento, etc. Um mal posicionamento é caracterizado não somente pelo signo o qual está a Lua, mas em qual casa, se há Planetas próximos à Lua ou nas casas ao lado, se o Planeta próximo à Lua é um maléfico, qual o estado desse Planeta, se há maus aspectos formados com a Lua, etc. Saturno em mau aspecto com a Lua pode resultar em uma pessoa mais fria. A Lua estando em Escorpião (queda) pode dar uma pessoa vingativa, dominante, etc. 

Mercúrio também simbolizando a mente, o raciocínio, a forma de se comunicar, pensar, se mal aspectado/posicionado pode resultar em ideias e pensamentos os quais se transformam em atitudes ruins, concepções distorcidas, desentendimentos, compreensão prejudicada, confusão, dificuldade de se expressar, etc. Segue a mesma forma de análise da Lua: Quais aspectos que se formam? Qual o signo? Qual a casa astrológica? Mercúrio em áries, por exemplo, pode fazer a pessoa ter um discurso mais agressivo. 

Netuno mal aspectado/posicionado leva à confusão mental, à ilusão, ao entorpecimento, à intoxicação, ao vício, ao engano, distorção da realidade, etc. Saturno em mal aspecto/posicionamento pode dar uma importância excessiva às regras, burocracias, tirania, ditadura, repressão, limitação. Por exemplo, Netuno em mal aspecto com Saturno, pode resultar, dentre outras consequências, em uma punição/restrição/prisão resultante de uma avaliação errônea da realidade ou acontecimentos. Entretanto, o Saturno, apesar de ser considerado maléfico (algo relativo), é o Planeta de importância na medida em que estimula a evolução, crescimento, amadurecimento, adequação, realização, moderação quando impõe limites, etc, ou seja, visto muito pelo lado negativo, mas por outro lado, até certo ponto, necessário. 

Marte e Plutão são os outros Planetas ditos, de forma genérica, como maléficos, além de Saturno, os quais, quando formando maus aspectos com a Lua principalmente, entre os outros Planetas ou entre eles mesmos, resultam em características não muio boas, como agressividade, impaciência, brutalidade, etc (Marte), obsessão, perseguição, dominação, controle, abuso de poder, etc (Plutão), podendo trazer inconvenientes não somente na interação com os outros mas também para a própria pessoa - desentendimentos, punições, isolamento, distúrbios psicológicos, etc. Tais características vão ser referentes aos signos e casas nelas envolvidos. Acrescentando, esses Planetas, apesar de vistos com a tendência de serem maléficos em sua essência, quando em bons aspectos, podem ser utilizados para dar bons resultados, portanto, dependendo muito do arranjo no Mapa.

Na Astrologia Védica há uma visão diferente sobre Planetas Maléficos ou Benéficos dependendo de qual é o ascendente no Mapa, pois, descobrindo o ascendente, verifica-se quais os Planetas com maior e menor sintonia com o signo presente no ascendente, e a partir dai, se classifica como Maléficos ou Benéficos, saindo um pouco da classificação geral anteriormente dita e criando-se uma classificação pessoal, individualizada, a qual não necessariamente chega a definir a personalidade como boa ou má, pois a interpretação de bom o mal passa a ser pessoal, restrita. 

Quando os Planetas benéficos - Júpiter e Vênus - não conseguem exercer suas boas qualidades as quais eles simbolizam, ou são anuladas, ou revertidas em más qualidades devido aos aspectos/posicionamentos presentes no Mapa, torna-se mais trabalhoso resultar em uma boa personalidade.

Além dos Planetas, há as Casas ditas maléficas que são as 6 a 8 e a 12, pois simbolizam aspectos desagradáveis da vida, como a morte, doenças, reclusão, solidão, inimigos, e estas não necessariamente resultarão em alguém de mal caráter, pois, existindo posicionamentos difíceis nessas casas, essas dificuldades podem se limitar em âmbito pessoal, trazendo até um maior crescimento espiritual, amadurecimento e aprendizado, principalmente a 8 e a 12, pois refletem uma batalha interna, não excedendo necessariamente esse limite pessoal a ponto de chegar ao âmbito de provocar prejuízo aos outros, o que é preciso analisar cada caso. Alguns autores incluem também as casas 4 e 7, referentes resumidamente à família e origens (casa 4) e aos relacionamentos com outros (casa 7), temas esses não exatamente desagradáveis.

Casas interceptadas e consequentemente signos interceptados, podendo conter planetas confinados simbolizam, para muitos Astrólogos, como sendo energias negligenciadas, perdidas, de difícil acesso, inexistentes, dando uma sensação de falta naquela esfera da vida, assim como, naquela esfera de significados do Planeta, mas podendo ser acessadas essas energias quando o Planeta confinado forma aspectos, não gerando obrigatoriamente qualidades negativas, é relativo esse posicionamento e dependerá dos arranjos nele presentes, mas, tal pessoa tentará buscar em outros o que sente falta, sendo dessa forma suscetível. Algo parecido, relativo à busca nos outros, ocorre quando há Planetas na casa 7, a casa simbolizando o outro. 

Alguns signos são considerados como sendo Signos Bestiais, são aqueles cuja simbologia é representada por animais de quatro patas e trazem a ideia de energias brutas, não lapidadas, incontroláveis, irracionais ou ressaltando vontades mais primitivas como a agressividade, a competição, a sexual, etc. São considerados signos bestiais: Capricórnio, Áries, Touro e Leão, assim, um Mapa Astral com grande predominância de Planetas em signos Bestiais ou posicionados em casas angulares (1,4,7,10), dão indícios de qualidades mais animalescas, toscas frente aos outros. Vale lembrar que todos tempos todos os signos no Mapa Astral Natal e é necessário ver como está a distribuição no Mapa para dar uma certeza da predominância ou balanço de energias, não basta o signo Solar ser um signo considerado Bestial ou não. 

Ainda sobre os signos Bestiais, há um signo intermediário nessa categoria, o qual possui o lado humano e o lado animal, é o Sagitário. Já os signos humanos são: Virgem, Gêmeos, Libra e Aquário. Os signos de água: Peixes, Escorpião, Câncer são os Signos Emocionais e quanto mais próximo ao Elemento Água - elemento símbolo do lado Emocional - ou seja, Peixes está imerso na água, Câncer ou Caranguejo é intermediário e Escorpião fica fora da água, maior será a sutileza e leveza nas emoções. 

Há outra forma de avaliar a personalidade de uma pessoa, é a classificação dos temperamentos segundo Hipócrates, os quais são: o Colérico – Quente e Seco; o Melancólico – Frio e Seco; o Fleumático – Frio e Húmido; o Sanguíneo – Quente e Húmido. Essas qualidades seguem os seguintes Quatro Elementos (Fogo, Terra, Ar e Água): Quente e Seco é relativo ao Fogo; Frio e Seco é relativo à Terra; Frio e Húmido é relativo à Água; Quente e Húmido é relativo ao Ar. Para chegar a uma conclusão de qual temperamento alguém se enquadra é preciso ver o que mais predomina no Mapa como um todo.

Essas foram somente algumas considerações reunidas por mim em um só texto sobre vários temas que poderiam envolver o assunto e provavelmente há muito mais para falar sobre. Não tem como determinar de forma genérica e definida o que desencadeia uma má personalidade, pois é preciso visualizar os arranjos do Mapa de forma individual, todavia, é possível reconhecer sim pontos que levam ao mau caráter através do Mapa Astral Natal.

Fica uma reflexão: "A consciência/mente e as emoções sãs, alicerces de uma personalidade, cada uma pesados em um lado da balança, podem trazer um maior equilíbrio na vida da pessoa, sendo esse um desafio para todos na busca da evolução, uns em maior grau, outros em menor." Caso alguém queira comentar, tirar dúvidas, trocar ideias, solicitar uma análise, entre em contato! 

Um grande Abraço!

2017-10-08

- Mapa Astral de Johann Sebastian Bach - 'A Flor'

Um interessante desenho se forma no Mapa Astral Natal de Johann Sebastian Bach - nascido em 21 de Março de 1685 na Alemanha - assemelha-se a uma flor que desabrocha a partir do signo de peixes e em parte no signo de áries, com seu miolo apontando em Júpiter no signo de Libra e Saturno no signo de Virgem, ou seja, entre Virgem e Libra.

O desenho ou configuração formado no Mapa não necessariamente seja bom ou ruim, esta avaliação é algo mais complexo do que simplesmente admirar a figura que surgiu da interação entre os Planetas em um Mapa. Tal assunto poderia ser explanado em outro texto aqui no Blog.

E o que mais seria representativo do que uma flor para simbolizar a beleza, a harmonia, a graciosidade dos trabalhos musicais de Johann, os quais até hoje são reproduzidos e lembrados nos palcos e em concertos de lugares tão grandemente e belamente arquitetados para tal fim.  

Infelizmente não se sabe o horário preciso de nascimento de Johann, alguns dizem que seu ascendente é em áries, se assim for, Vênus + Mercúrio e Netuno + Lua cairiam na casa 12 do Mapa! Mas como não é possível afirmar, a análise pode ser feita, porém, com restrições, limitações. 

Inicialmente, o que mais marca e contribui para as capacidades musicais de Johann é Vênus conjunto a Mercúrio em peixes, dando a ele uma forma de se expressar bela, com muita graciosidade, a qual incentivaria o imaginário e sonho das pessoas, somado a Netuno e Lua em Peixes, que aumentam as características anteriores, contribuindo para uma sensibilidade aguçada para a música e as várias áreas em que o signo de peixes poderia significar. 

Tendo Saturno em virgem retrogrado, faz ele buscar a perfeição nas regras, padrões, limitações, repetindo-as incansavelmente e arduamente, dia e noite, até alcançar a perfeição desejada. Júpiter também retrógrado em libra, expandia as características de Vênus, de forma que a beleza, a harmonia fosse sempre um resultado obtido pelo seu esforço, mesmo que precisasse repetir e repetir até alcançá-lo e possuindo um julgamento aguçado na área da música por tanto aprender com os próprios erros. 

Marte em sagitário e vários planetas em peixes também trazem um significado religioso, talvez, havia uma iniciativa, motivação, indução de suas ações focadas na religião, crenças, como o caso de músicos que tocam em igrejas, remetendo a uma ideia de a música ajudar a levar as pessoas a um estado de glória e purificação, o que é possível de acreditar, afinal, a música, quando bem escolhida, melhora o  humor e estimula beneficamente quem a ouve. 

O Sol no signo de áries está em exaltação e se estiver mesmo na Primeira Casa do Mapa (isso depende do horário de nascimento o qual é incerto) faz de Johann uma pessoa de muito brilho, fama, auto-estima, iniciativa, empolgação, espontaneidade, transmitindo muita vibração, estímulo e ânimo às pessoas em sua volta, mas, toda essa energia solar presente nele possuía muitas características da suavidade pisciana, amenizando as qualidades mais combativas de áries, o que lhe resultaria em mais carisma frente as interações com os outros e em seus trabalhos. 

Fora estas características básicas e mais marcantes há várias interações entre os Planetas que podem mudar um pouco as interpretações ditas além dos posicionamentos dos signos e planetas nas casas astrológicas que também mudariam as interpretações, mas que essas, não são possíveis de dizer pela falta de um horário de nascimento preciso. 

Entretanto, o perfil para compor belas músicas instrumentais é evidente no Mapa de Johann, habilidades essas que motivaram muitos outros músicos instrumentistas que nasceram muito depois dele, dentre eles: Ludwig Van Bethoven, Wolfgang Amadeus Mozart, Frédéric Chopin, etc...

Caso alguém queira comentar, trocar ideias, acrescentar algo, estou à disposição! Um grande Abraço!!

2017-10-06

- A Amizade e a casa 11 na Astrologia

A casa 11ª no Mapa Astral Natal descreve o tipo de amizade que estabelecemos com os outros. É a casa que também simboliza a interação em grupos, o sentimento humanitário, como serão os ganhos com a profissão, quando adquirimos a independência, pois é a 2ª (segunda casa) a partir da 10ª (décima) ou Meio Céu que simboliza a Profissão, dentre vários outros significados. 

Quando há Planetas ou aspectos nessa Casa eles irão personificar e diferenciar mais a forma que o indivíduo irá interagir em grupo e com suas amizades, além das significações do signo presente na cúspide da Casa. Não havendo Planetas nesta Casa, as interpretações do determinado signo lá localizado podem ser somadas ao Planeta Regente, sua localização e aspectos em outra Casa do Mapa.

Caso tenha dúvidas e gostaria de saber como está este âmbito de sua vida, entre em contato para trocarmos ideias! Um grande Abraço!
  ________________________________________________________________________________

Poema: "A Amizade" - Autora Ingrid F.F.

Provar para os outros que pode,
Foto by Ingrid F.F.
buscando a aceitação,
por mais que se esforce,
não terá amizades que valerão.

Amizade para valer é natural,
não precisa se esforçar,
não segue regras nem é algo formal,
elas surgem em um simples olhar.

Conhecidos todos tem,
no trabalho, no curso, os vizinhos.
Mas essas amizades nem sempre se mantém,
um dia cada um segue seu caminho.

Ser realmente amigo é uma união,
feita de carinho e compreensão,
uma sintonia e consciência,
do valor da amizade e de sua presença

Não é algo que possa escolher,
poucos serão amigos para valer,
outros nem acreditam em amizade,
ou confundem as verdades.

Um amigo não é um compromisso,
não é vinculo, nem interesses.
Não se desfaz em um sumiço,
nem em ideias divergentes.

Amizade é a valoração do ser mais pura.
Surge de um cativar sem censura.
O apego é o resultado da doçura,
de estar perto, porém, livre ou na sua.

Muitos só aprendem a amizade com os animais.
O valor do ser e estar e nada mais.
A importância da vida além dos bens materiais,
e na finitude de nossa trilha mais vale amor e paz.
 

2017-10-03

- Netuno e a Libertação da alma - Suposta Teoria

Foto by Ingrid F.F.
"A Busca da Iluminação da Alma" - Enlightenment

Muitos se interessam em saber se já viveram várias vidas, se essa seria a última encarnação, o porquê e para que viemos e vivemos nesse Planeta. Muitas respostas podem ser encontradas através da Astrologia de várias formas e várias teorias buscam responder a essas perguntas. 

Uma das teorias para decifrar o nível evolutivo de uma pessoa, que parece fazer sentido, e, de certa forma, confunde-se com outra teoria muito falada da qual não concordo muito (irei descrever mais à frente), é a teoria de que o posicionamento do Planeta Netuno em uma das casas na Mandala Astrológica Natal, de forma resumida, sem considerar os aspectos, dignidade, etc, podem definir a que nível de aprendizado evolutivo está o seu Espírito. 

A teoria que se confunde com a do posicionamento em determinada casa pelo Planeta Netuno é a teoria fundada em dizer que o signo de peixes, por ser o último do zodíaco, seria o signo, caso seja o signo solar, ou até mesmo, se posicionando no ascendente, característico de uma pessoa que já cumpriu todas as etapas e está em sua última encarnação, ou seja, segue-se a ordem dos signos até chegar o de peixes, tendo como posicionamento solar ou ascendente. A teoria que se baseia no signo de peixes acaba tendo seus descréditos pelo fato de muitas pessoas conhecerem alguém do signo de peixes que não tinha atitudes exemplares, tornando a teoria um pouco limitante.  

Peixes é o signo regente de Netuno e Netuno é um dos Planetas mais lentos do nosso Sistema Solar, mas, não é exatamente essa a razão de se escolher esse Planeta para definir o nível evolutivo de cada um, e sim, pelos significados e interpretações que o Planeta se vincula, principalmente quando em bons aspectos, dignidade e posicionamento, além de, ser regente da última Casa da Mandala Astrológica, a Casa 12, a qual considera-se ser a saída da alma do corpo físico, da matéria, é uma das casas Moksha (Astrologia Védica), que são as 4, 8 e 12, representativas do elemento água e seus signos: câncer, escorpião e peixes. 

Entretanto, não é considerado impossível uma pessoa não ter um nível de alma tão elevado e conseguir avançar algumas etapas, aprendizados ou reencarnações na Roda da Samsara e essa característica são alcançadas quando buscam-se os conhecimentos e atitudes necessárias para a evolução da alma. Cada pessoa tem um Nodo Norte a seguir, aprendizados e caminhos diferentes descrito em seu Mapa Astral que o levarão a evolução espiritual adequada. 

O Mapa da pessoa indica essa possibilidade de avançar além do esperado, qual é o caminho a seguir e como será possível, cabendo a cada um optar, através do livre-arbítrio, pela busca de sua libertação. Normalmente, alcança-se mais rapidamente uma evolução e libertação as pessoas com índole melhor, que praticam o bem, sabem lidar com as situações da melhor maneira, dão valor à todas as formas de vida, etc, todavia, nem todos estão preparados para essa etapa da alma, seria semelhante a querer que uma criança arranje um trabalho não sendo ainda a fase adequada!

Netuno poderia estar localizado em uma das 12 casas de sua Mandala Astrológica Natal e esse ponteiro de localização poderia dar informações de quanto ainda precisa avançar para alcançar a libertação. Vale lembrar que essas informações são muito resumidas, há muitos detalhes a mais para se ver e interpretar nos Mapas além do posicionamento de Netuno que podem também referir-se ao mesmo significado ou complementar as significações. 

Mas será tudo isso verdade? Seu coração irá lhe dizer o que você prefere acreditar, o que te fará melhor, e todos tem a liberdade de buscar mais informações para averiguar até que ponto lhe satisfaz essa teoria ou outra lhe agrada mais. Veja o outro texto do Blog sobre o assunto clicando aqui.

Caso queira saber onde se localiza o Planeta Netuno em seu Mapa Astral Natal, queira trocar ideias, ou qualquer outra informação, entre em contato! Um grande Abraço!!