2017-10-18

- Indícios de Mau Caráter e a Astrologia

Desenho by Ingrid F.F.
Porque existem pessoas que cometem injustiças sem se sentirem* mal por isso? O que induz alguém a escolher* um mau caminho? O que faz de alguém refletir*, planejar* e concretizar* atos desonestos e prejudiciais aos outros? Porque algumas pessoas possuem consideração, compaixão, amor, solidariedade, valorizam boas atitudes e outras não? Será possível educar ou transformar* uma pessoa em alguém melhor? Tais palavras aqui mencionadas - sentir, escolher, refletir, planejar, concretizar, transformar - todas possuem uma simbologia ligada a elas na Astrologia e podem ser analisadas, não somente essas palavras, mas quaisquer outras relacionadas ao tema. 

As interpretações do Mapa Astral que sinalizam um mau caráter dá a certeza de ser uma má pessoa? Na verdade é um indício, pois é preciso verificar sempre se há mais de três aspectos/posicionamentos que identificam essas características, sem esquecer que existe o livre-arbítrio, a pessoa pode ter características ruins no Mapa Astral, mas, com muito esforço pessoal e consciência, além da ajuda e influência de outros, pode conseguir superar o lado negativo ou utilizá-lo de uma forma mais benéfica, mas, até que ponto?

Entre os Planetas envolvidos no assunto são, em primeiro lugar, a Lua, pois ela refere-se aos sentimentos e a mente. Uma Lua mal posicionada pode resultar em uma pessoa que carrega sentimentos negativos, depressivos, destrutivos, frios, sem compaixão, sem culpa, sem ressentimento, etc. Um mal posicionamento é caracterizado não somente pelo signo o qual está a Lua, mas em qual casa, se há Planetas próximos à Lua ou nas casas ao lado, se o Planeta próximo à Lua é um maléfico, qual o estado desse Planeta, se há maus aspectos formados com a Lua, etc. Saturno em mau aspecto com a Lua pode resultar em uma pessoa mais fria. A Lua estando em Escorpião (queda) pode dar uma pessoa vingativa, dominante, etc. 

Mercúrio também simbolizando a mente, o raciocínio, a forma de se comunicar, pensar, se mal aspectado/posicionado pode resultar em ideias e pensamentos os quais se transformam em atitudes ruins, concepções distorcidas, desentendimentos, compreensão prejudicada, confusão, dificuldade de se expressar, etc. Segue a mesma forma de análise da Lua: Quais aspectos que se formam? Qual o signo? Qual a casa astrológica? Mercúrio em áries, por exemplo, pode fazer a pessoa ter um discurso mais agressivo. 

Netuno mal aspectado/posicionado leva à confusão mental, à ilusão, ao entorpecimento, à intoxicação, ao vício, ao engano, distorção da realidade, etc. Saturno em mal aspecto/posicionamento pode dar uma importância excessiva às regras, burocracias, tirania, ditadura, repressão, limitação. Por exemplo, Netuno em mal aspecto com Saturno, pode resultar, dentre outras consequências, em uma punição/restrição/prisão resultante de uma avaliação errônea da realidade ou acontecimentos. Entretanto, o Saturno, apesar de ser considerado maléfico (algo relativo), é o Planeta de importância na medida em que estimula a evolução, crescimento, amadurecimento, adequação, realização, moderação quando impõe limites, etc, ou seja, visto muito pelo lado negativo, mas por outro lado, até certo ponto, necessário. 

Marte e Plutão são os outros Planetas ditos, de forma genérica, como maléficos, além de Saturno, os quais, quando formando maus aspectos com a Lua principalmente, entre os outros Planetas ou entre eles mesmos, resultam em características não muio boas, como agressividade, impaciência, brutalidade, etc (Marte), obsessão, perseguição, dominação, controle, abuso de poder, etc (Plutão), podendo trazer inconvenientes não somente na interação com os outros mas também para a própria pessoa - desentendimentos, punições, isolamento, distúrbios psicológicos, etc. Tais características vão ser referentes aos signos e casas nelas envolvidos. Acrescentando, esses Planetas, apesar de vistos com a tendência de serem maléficos em sua essência, quando em bons aspectos, podem ser utilizados para dar bons resultados, portanto, dependendo muito do arranjo no Mapa.

Na Astrologia Védica há uma visão diferente sobre Planetas Maléficos ou Benéficos dependendo de qual é o ascendente no Mapa, pois, descobrindo o ascendente, verifica-se quais os Planetas com maior e menor sintonia com o signo presente no ascendente, e a partir dai, se classifica como Maléficos ou Benéficos, saindo um pouco da classificação geral anteriormente dita e criando-se uma classificação pessoal, individualizada, a qual não necessariamente chega a definir a personalidade como boa ou má, pois a interpretação de bom o mal passa a ser pessoal, restrita. 

Quando os Planetas benéficos - Júpiter e Vênus - não conseguem exercer suas boas qualidades as quais eles simbolizam, ou são anuladas, ou revertidas em más qualidades devido aos aspectos/posicionamentos presentes no Mapa, torna-se mais trabalhoso resultar em uma boa personalidade.

Além dos Planetas, há as Casas ditas maléficas que são as 6 a 8 e a 12, pois simbolizam aspectos desagradáveis da vida, como a morte, doenças, reclusão, solidão, inimigos, e estas não necessariamente resultarão em alguém de mal caráter, pois, existindo posicionamentos difíceis nessas casas, essas dificuldades podem se limitar em âmbito pessoal, trazendo até um maior crescimento espiritual, amadurecimento e aprendizado, principalmente a 8 e a 12, pois refletem uma batalha interna, não excedendo necessariamente esse limite pessoal a ponto de chegar ao âmbito de provocar prejuízo aos outros, o que é preciso analisar cada caso. Alguns autores incluem também as casas 4 e 7, referentes resumidamente à família e origens (casa 4) e aos relacionamentos com outros (casa 7), temas esses não exatamente desagradáveis.

Casas interceptadas e consequentemente signos interceptados, podendo conter planetas confinados simbolizam, para muitos Astrólogos, como sendo energias negligenciadas, perdidas, de difícil acesso, inexistentes, dando uma sensação de falta naquela esfera da vida, assim como, naquela esfera de significados do Planeta, mas podendo ser acessadas essas energias quando o Planeta confinado forma aspectos, não gerando obrigatoriamente qualidades negativas, é relativo esse posicionamento e dependerá dos arranjos nele presentes, mas, tal pessoa tentará buscar em outros o que sente falta, sendo dessa forma suscetível. Algo parecido, relativo à busca nos outros, ocorre quando há Planetas na casa 7, a casa simbolizando o outro. 

Alguns signos são considerados como sendo Signos Bestiais, são aqueles cuja simbologia é representada por animais de quatro patas e trazem a ideia de energias brutas, não lapidadas, incontroláveis, irracionais ou ressaltando vontades mais primitivas como a agressividade, a competição, a sexual, etc. São considerados signos bestiais: Capricórnio, Áries, Touro e Leão, assim, um Mapa Astral com grande predominância de Planetas em signos Bestiais ou posicionados em casas angulares (1,4,7,10), dão indícios de qualidades mais animalescas, toscas frente aos outros. Vale lembrar que todos tempos todos os signos no Mapa Astral Natal e é necessário ver como está a distribuição no Mapa para dar uma certeza da predominância ou balanço de energias, não basta o signo Solar ser um signo considerado Bestial ou não. 

Ainda sobre os signos Bestiais, há um signo intermediário nessa categoria, o qual possui o lado humano e o lado animal, é o Sagitário. Já os signos humanos são: Virgem, Gêmeos, Libra e Aquário. Os signos de água: Peixes, Escorpião, Câncer são os Signos Emocionais e quanto mais próximo ao Elemento Água - elemento símbolo do lado Emocional - ou seja, Peixes está imerso na água, Câncer ou Caranguejo é intermediário e Escorpião fica fora da água, maior será a sutileza e leveza nas emoções. 

Há outra forma de avaliar a personalidade de uma pessoa, é a classificação dos temperamentos segundo Hipócrates, os quais são: o Colérico – Quente e Seco; o Melancólico – Frio e Seco; o Fleumático – Frio e Húmido; o Sanguíneo – Quente e Húmido. Essas qualidades seguem os seguintes Quatro Elementos (Fogo, Terra, Ar e Água): Quente e Seco é relativo ao Fogo; Frio e Seco é relativo à Terra; Frio e Húmido é relativo à Água; Quente e Húmido é relativo ao Ar. Para chegar a uma conclusão de qual temperamento alguém se enquadra é preciso ver o que mais predomina no Mapa como um todo.

Essas foram somente algumas considerações reunidas por mim em um só texto sobre vários temas que poderiam envolver o assunto e provavelmente há muito mais para falar sobre. Não tem como determinar de forma genérica e definida o que desencadeia uma má personalidade, pois é preciso visualizar os arranjos do Mapa de forma individual, todavia, é possível reconhecer sim pontos que levam ao mau caráter através do Mapa Astral Natal.

Fica uma reflexão: "A consciência/mente e as emoções sãs, alicerces de uma personalidade, cada uma pesados em um lado da balança, podem trazer um maior equilíbrio na vida da pessoa, sendo esse um desafio para todos na busca da evolução, uns em maior grau, outros em menor." Caso alguém queira comentar, tirar dúvidas, trocar ideias, solicitar uma análise, entre em contato! 

Um grande Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário