2018-08-07

- Eclipse Solar de 11.08.2018 e o de 11.08.1999

Eclipse Solar Parcial dia 11.08.2018
O Eclipse Solar Parcial (Lua Nova) do dia 11.08.2018 ocorrerá aos 18º42´ do signo de Leão - Eclipse Solar é quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, escondendo parte da Luz Solar, por outro lado, a Lua também perde o brilho, some, ou torna-se menos visível, sendo somente "um brilho fino e curvo" na escuridão do céu.

Existe um ciclo chamado de Ciclo Metónico o qual compreende um período de 19 anos tropicais, é quando as fases da Lua caem nos mesmos dias ocorridos em Eclipses anteriores.  Em 11 de Agosto de 1999 ocorreu um Eclipse Solar Total aos 18º18' de Leão, foi o último Eclipse do século e do milênio na época, ou seja, no mesmo dia, signo e grau do Eclipse de 11.08.2018, mudando os minutos somente e acrescentando que um era Eclipse Total e o outro será Parcial.

O que tem de relevância esse fato? O Eclipse de 11 de Agosto de 1999 chamou a atenção de muitas pessoas na época, não somente por ser o último Eclipse do Século e do Milênio, mas também, por ter sido mencionado este ano de 1999 em uma das quadras de Nostradamus - a X-72. Todos sabem que Nostradamus (1503 - 1566) foi um famoso Astrólogo, conseguindo prever, através de suas Quadras, vários acontecimentos, mas, como na época em que viveu, os Astrólogos eram perseguidos, ele precisava escrever suas previsões através de metáforas para evitar problemas, as quais muitas vezes tornam-se difíceis de decifrar, necessitando de pessoas com mais conhecimentos simbólicos, pelo menos, para interpretar. A Quadra X-72 dizia o seguinte:

Eclipse Solar Total dia 11.08.1999
"X-72
Em 1999 e sete meses,
do céu virá um rei do terror
Ressucitará o grande rei D´ANGOLMOIS
Antes que Marte reine pela felicidade"

(Autor: Nostradamus)

Enfim, em 11 de Agosto de 1999 exatamente, ou nos meses seguintes, não houve acontecimentos que se equiparassem à previsão de Nostradamus, mas, em 11 de setembro de 2001 o mundo todo presenciou a Queda das Torres Gêmeas (veja mais aqui sobre) = "do céu virá um rei do terror" = Haveria mais alguma relação entre esses dois eventos além de ocorrerem no mesmo dia? O Eclipse de 11 de Agosto de 1999, foi presenciado, de forma mais visível, em locais onde provavelmente diz-se ter a origem (países do oriente médio) e a ocorrência (nos EUA) dos atentados - o Eclipse iniciou-se próximo à costa de Nova York (veja aqui mais informações sobre as localidades do Eclipse).

Imagem do site: https://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEmono/TSE1999/TSE1999.html

A Lua é a simbologia relacionada ao Passado, representa lembranças ou condicionamentos emocionais vivenciados e o Sol é o presente, o brilho da vida que dá continuidade à existência, quando a Lua fica entre o Sol e a Terra escondendo o brilho do Sol em um Eclipse Solar, traz a significação de que, se algo vem marcando o passado de forma desagradável, difícil, poderá ser revisto e mudado, se algo está atrapalhando o presente e não sendo valorizado como deveria, voltará à tona, por outro lado, o que tem tido bom andamento, boas lembranças, podem ser reaproveitados, mantidos.  Mesmo que a Lua ao formar o Eclipse Solar traga a significação de emoções sobressaindo à razão, ou seja, os sentimentos ficam ressaltados (motivo pelo qual, situações necessitando mais do lado racional não são aconselháveis para esse momento), é uma oportunidade de equilibrar ambas as energias, do Sol e da Lua, afinal, o centro de tudo, a motivação de tudo, o início de tudo, deve ser sempre o "AMOR" a fim de alcançar bons resultados.

A Lua Nova também é vista como um momento interessante para germinar novas intenções, pois é um momento onde o que não condiz com as motivações emocionais interiores, o que está sendo visto muito de forma dominadora, repressiva, generalizada, podem ser revistas, surgindo novas direções mais condizentes com os reais sentimentos de cada um.

Mas qual a relação mais simbólica ou interpretativa sobre a comparação do Eclipse de 11.08.1999 com o de 11.08.2018? Os graus onde ocorrem um Eclipse ficam sensibilizados como uma cicatriz, podendo surtir efeitos não somente ao longo de aproximadamente 6 meses após a ocorrência do Eclipse, mas também, quando algum Planeta mais "instigador" de acontecimentos, como por exemplo: Marte, passa por aquele ponto.

Queda das Torres no dia 11.09.2001
Veja que o Mapa do dia da queda das Torres Gêmeas em Nova York - 11.09.2001, aqui exposto, Vênus estava passando pelo grau exato do Eclipse de 11.08.1999 em Leão e em oposição à Urano retrógrado em Aquário, e vemos próximo à Urano, Lilith em peixes, com Netuno retrógrado em Aquário, ou seja, interpretando de uma maneira resumida - pensando sobre os extremos, ou opostos (as localidades onde iniciou e, mais ou menos, terminou o Eclipse do dia 11.08.1999) - o evento ocorrido no dia 11.09.2001 mostra uma necessidade grande de romper com uma idolatria ou hegemonia dos EUA, devido à situações opostas, crenças opostas, como uma repulsa ou uma conturbada ilusão sobre o que uma maior liberdade ou evolução (Urano), talvez, possa trazer, afinal, coincidências ou não, a Estátua da Liberdade, encontra-se em Nova York, mesmo porque, a Estátua da Liberdade (ou quem sabe a Vênus Suprema da Big Apple!) é uma figura feminina (ver aqui), e a polêmica Lilith envolve assuntos de liberdade feminina (além de várias outras representações) tão reprimida em certos lugares, vamos refletir...  Normalmente aonde há uma maior repressão e agressões ao feminino, as guerras e subdesenvolvimento são maiores, simplesmente porque o ódio, cedo ou tarde, não traz bons resultados - não é possível construir uma família nem uma sociedade baseados no ódio, vamos refletir...

Quanto às configurações do Eclipse no dia 11.08.2018 em Leão vemos como um dos pontos marcantes a conjunção exata de Marte com a Lilith. Leão é um signo que traz o simbolismo de liderança, auto estima, brilho próprio, sendo questionados (devido aos posicionamentos do momento) perante às intenções, sentimentos, as verdades emocionais que sobressaem a um comando irrestrito e generalizado, de atitudes egóicas.

Mercúrio Retrógrado fazendo parte desse Eclipse, pode trazer alguns imprevistos quanto às comunicações, viagens, eletrônicos, decisões, negociações, é interessante ter calma em momentos tensos, pensar muito antes de dar respostas rápidas ou motivadas somente pela emoção e somado a Júpiter em escorpião fazendo quadratura ao Eclipse, é interessante evitar discussões sobre idéias, crenças, julgamentos, evitar excessos, ser moderado.

Marte retrógrado em conjunção com a Lilith e próximo a mudar de signo, com Pallas em Conjunção ao Sol e Lua do Eclipse - há um embate em assuntos femininos, políticos, de lideranças, promovendo uma revisão e discussão, algo escondido será revelado, há um ajuste de poder envolvendo mentiras e ilusões (Plutão e Netuno) em temas de relacionamentos, acordos, onde há a presença do abuso de autoridade. O Eclipse irá proporcionar a oportunidade de revelar e falar abertamente sobre situações repressoras mantidas em segredo, é um grito em cima de um palco iluminado, clamando para rever situações (mercúrio em Leão retrógrado) mas, é interessante evitar excessos. Ceres em virgem, assim como o Nodo Norte em Leão mostram a busca e necessidade de uma revisão sobre a perda de identidade e valor próprio que apresentam-se inacessíveis e difíceis de sustentar.

Por curiosidade, a posição em que Marte em conjunção à Lilith se encontra, é próxima da Estrela Fixa chamada Albireo, a união de Marte em conjunção com essa Estrela, caracteriza-se por uma energia masculina que age irracionalmente, brutalmente sem dar importância aos direitos de outros, como está retrógrado, pode ser dito como uma revisão sobre essas atitudes as quais necessitam de uma "maturidade em relacionamentos, emocional, sexual" a qual muito precisa ser alcançada ainda, visto que, além de Lilith possuir os símbolos de Saturno (a Cruz com uma meia Lua, só que a cruz é abaixo da Lua), Marte também traz significações relacionadas ao tema. Ingressando em Capricórnio, Marte retrógrado ainda se deparará com outra Estrela Fixa também de significações próximas à anterior quando em conjunção à Marte, a Terebellum, representando a agressividade e militarismo.

Vamos esperar que o Marte, mencionado na Quadra X-72 de Nostradamus, realmente Reine pela Felicidade e não pela Agressividade e Repressão.

Há vários outros pontos a serem vistos e interpretados sobre o Eclipse de 11.08.2018, e para saber detalhes mais específicos na vida de cada um é interessante visualizar o Mapa Natal Pessoal, as relações entre os Planetas, os trânsitos e o Eclipse, a fim de entender melhor o que ocorre. Acompanhe a "Página no Facebook" - lá publico outros assuntos os quais não se encontram no Blog.

Um grande Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário