2015-01-08

- O Planeta Mercúrio - Superar as dificuldades pelo autoconhecimento


Foto tirada e estilizada por: Ingrid F.

Desentendimentos, frustrações, injustiças, medo, depressão, vingança, insatisfação, tristezas, falta de realização, culpar os outros, falta de auto estima, desmotivação, sentir-se culpado, raiva, ódio, angústia, desespero, cansaço excessivo, desilusão, desprezo, sonhos reprimidos, e vários outros sentimentos negativos, podem ser superados através do conhecimento de si mesmo com a ajuda da Astrologia.

O entendimento sobre os valores estão distorcidos, você percebe a inversão das justificativas e os argumentos não estão sendo compreendidos, as suas perguntas não são ouvidas, são ignoradas e as respostas são camufladas por enrolações, não lhe dando um retorno para suas dúvidas, a confusão prevalece sem mesmo ser reconhecida, deixando mentes perdidas, sem rumo, e o que lhe oferecem são somente uma infinidade de outras dúvidas para aumentar mais a confusão, para diminuir a sua capacidade de entender, para  distrair, convencê-lo a desistir e finalmente ceder. Como está o Planeta Mercúrio (Hermes na mitologia grega) e suas simbologias relacionadas, em seu Mapa Natal?

Interagimos uns com os outros através da comunicação e dependendo da forma como é emitida e recebida pode ocasionar distorções. O planeta Mercúrio esta relacionado com a mente concreta, o raciocínio, o intelecto, a consciência, representa os processos de pensamentos, as percepções sensoriais e aprendizados adquiridos. Este planeta rege os signos de  virgem e gêmeos. Gêmeos, como sendo a busca incansável e diversificada pelo conhecimentos e virgem, com a aplicação prática destes conhecimentos. Os processos de comunicação e entendimento surtem grandes efeitos no desenrolar da vida, portanto, assumindo uma grande importância, mas, não basta se comunicar bem, como estão sendo recebidas suas informações emitidas?

Primeiro, encontre-se, conheça-se, faça o que for preciso para conseguir. Somente se conhecendo você saberá o que vem de seu interior, suas necessidades, seus erros, e o que vem de fora, as induções, as coações, as culpas, as injúrias. Todos somos suscetíveis, por mais que nos esforcemos, a acabar sendo alterados pelas pessoas próximas e pelas circunstâncias, entretanto, quando conhecemos nossos limites, nossos valores, e temos a capacidade de dominar a forma em que comunicamos uns com os outros, podemos obter resultados melhores.

Questione-se, medite. Nem sempre somos influenciados propositalmente, as essências, as personalidades das pessoas podem conflitar, podem se confundir na mistura gerada pela ação e a reação, pela percepção diferente das situações. Se há um peso grande sendo carregado, há papéis indesejados assumidos, desequilíbrios, não sendo possível mais localizar o início de tudo, a fonte, pode tornar-se difícil resolver sozinho. Existem muitas pessoas afogando dentro de si  uma grande desarmonia, muitos problemas não superados, o não reconhecimento dos próprios erros, o que acaba  refletindo em outras pessoas as quais possuem uma convivência próxima, entretanto, culpar os outros não é a solução! Para visualizar as situações e obter respostas a melhor atitude a ser tomada é se afastar, e quando isso não é possível, procurar outros meios de ajuda para entender e perceber a situação por você.

A Astrologia possui formas de se aprofundar nas tramas da personalidade de uma pessoa e encontrar o melhor caminho para solucionar os desequilíbrios, conflitos internos, externos, conjugais ou em outros tipos de relacionamentos, encontrando uma maneira de resultar no melhor entendimento. O Mapa Astral, seja ele Natal, Progredido, de Sinastria (mostra a afinidade entre as pessoas), esclarece os porquês e dá opções e meios de superar as dificuldades.

Procure formas de compreender! Conseguimos atravessar melhor as dificuldades quando adquirimos paciência e compreensão! Todos tem algo a melhorar, defeitos a superar, alguns mais outros menos. A Astrologia auxilia indicando caminhos, porém, não é determinante, há o livre-arbítrio, (característica essa ressaltada pela maioria dos astrólogos)  para decidir o que é melhor para si.

Felicidades para todos!
  

2015-01-03

- O que faço para ser Astrólogo? \ Os quatro Elementos na Astrologia


Se você gostaria de ser astrólogo é preciso parar e pensar! Inclusive, pensar muito! Estudar, pesquisar, ler.... constantemente e com prazer. Afinal, uma das características iniciais para desvendar se uma pessoa tem a aptidão para a astrologia é a personalidade voltada para o lado mental, com vários posicionamentos no elemento ar, pois esses são dotados de curiosidade necessária para ir à frente em tais assuntos, ao invés de outros elementos, (fogo, terra, água), entretanto, isso é só o começo, não sendo também uma característica exclusivamente determinante.

Pessoas com predominância do elemento fogo (áries, leão, sagitário) no Mapa Astral Natal gostam mais de agir sem parar para pensar e planejar os detalhes, não gostam de ir à fundo nos conhecimentos, estacionar nas teorias, preferem a espontaneidade, entretanto, um dos signos de fogo pode ser atraído para o lado da astrologia, o sagitariano e suas simbologias relacionadas, como um chamado para vivenciar todas as nuances e benefícios proporcionados neste ramo.

As pessoas com predominância do elemento terra (capricórnio, touro, virgem) no Mapa preferem focar nos resultados e questionar sobre a lucratividade da astrologia, e, sendo lucrativa, podem até tentar se infiltrar no assunto, mas, como são pessoas mais realistas e preferem lidar com algo concreto acabam não se realizando profissionalmente e ficando insatisfeitas, com exceção do signo de virgem, cujo perfil analítico, detalhista e perfeccionista é de grande utilidade para a interpretação de Mapas e um aprofundamento maior no assunto, e isso depende de onde no Mapa Pessoal se localiza esse signo e seu regente Mercúrio, se estão bem posicionados e aspectados. 

As pessoas com predominância do elemento água (escorpião, peixes, câncer) no Mapa podem sentir interesse pela astrologia, principalmente o lado escorpião de cada um e suas simbologias relacionadas, além de peixes. Todos nós temos este signo em algum lugar do Mapa, não precisando localizar necessariamente no signo Solar ou no ascendente para ser atraído pelo assunto, bastando estar bem posicionado ou dignificado a fim de sobressair qualidades como a intuição, a sensibilidade, a profundeza, ou o leque de variações emocionais dos outros signos do elemento água os quais dão uma temperada  para a mente de um Astrólogo, por outro lado, havendo muitos posicionamento no elemento água a pessoa pode acabar se afundando em um mar de sentimentos e causando interferências a nível mental.

É preciso, com certeza, fazer um Mapa Astral pessoal para verificar se há talento para a astrologia,  e se você buscar alguém para fazer isso por você, antes mesmo de pesquisar e se aprofundar, já é um ponto perdido! O verdadeiro astrólogo já nasce com a curiosidade que o leva a estudar desde cedo e consequentemente tendo como sua primeira ferramenta de estudo o seu próprio Mapa Astral, logo após, de pessoas próximas a ele, não parando por ai, a astrologia é uma constante busca de informações sem fim. O conhecimento em astrologia é muito amplo, fazendo a pessoa se sentir sempre como se ainda não tivesse descoberto tudo, porém, cada vez mais esclarecendo várias assuntos.

Caso você descubra não ter aptidão para a astrologia através do seu Mapa, não desanime! É melhor buscar algo verdadeiro, resultante de um real retorno conforme suas qualidades e facilidades ao invés de ter gastos, tempo perdido, insatisfações, infelicidades com algo ilusório, sem a sensação de completude, sem a motivação, sem estímulos, enfim, não sendo o seu objetivo de vida a proporcionar lhe crescimento e aprendizado.

Um Mapa Natal normalmente possui mais de um talento, vocação ou caminhos profissionais a seguir, tudo depende da acessibilidade, da situação vivenciada no momento atual, podendo haver mudanças de caminhos conforme as fases, épocas e interesses. Existem vários aspectos a serem vistos em um Mapa Astrológico para delinear as profissões mais adequadas para cada um. Logo irei disponibilizar aqui, algumas interpretações básicas sobre tais aspectos para o melhor entendimento das simbologias, todavia, para interpretar um Mapa Pessoal específico é preciso verificar todos os arranjos dispostos nele de modo a possibilitar a visualização das tendências negativas, positivas ou até mesmo neutras de cada simbologia.

Abraços a todos!

2015-01-02

- As interpretações de um Mapa Astral


Imagem estilizada por Ingrid F.Follows
Um Mapa Astral diz muito sobre vários assuntos, muitas vezes encontramos contradições nos significados, pontos bons e pontos ruins. Quanto as contradições, muito comuns nos mapas, é interessante analisar o peso de determinada informação, se há debilidades, planetas maléficos, oposições, quadraturas e outros posicionamentos que podem enfraquecer, dificultar, diminuir os significados, ou se a informação obtida origina-se de um ponto mais relevante em relação aos outros a fim de, então, conseguir chegar a uma conclusão entre as afirmativas contraditórias para que seja encontrada qual delas irá prevalecer, e em última hipótese, chegar a uma interpretação mediana entre as duas contradições.

Pontos bons ou pontos ruins? É interessante saber que considerar um posicionamento no Mapa como sendo bom ou ruim é muito pessoal e subjetivo, pois algo que seja bom para uma pessoa, não necessariamente será bom para outra, o que nos leva a dizer que as interpretações devem ser isentas de julgamentos pessoais. Levar muito à sério a padronização de conceitos, atitudes, costumes, resultante da vivência em uma sociedade pode acabar deixando as pessoas perdidas em suas reais vontades e sonhos!!

Normalmente as pessoas necessitam de habilidades, qualidades, facilidades e até defeitos, para concretizar suas buscas por algo melhor, dependendo do seu meio, das pessoas as quais se relaciona, de suas experiências de vida, etc. Uma pessoa poderia ter vários prejuízos em sua vida se, necessitando ser mais agressiva (qualidade normalmente ruim), devido as situações em que se encontra, vamos supor, morando em uma floresta, fosse na verdade uma pessoa pacata. Depende muito também da época em que se vive, da região, dos costumes... É possível encontrar interpretações dizendo ser certos posicionamentos excelentes,  geradores de felicidades, o que não aconteceria se fosse em outro país.

Algumas interpretações de Mapas poderiam dizer que uma determinada pessoa "sofreria" muito, seria infeliz, ou está arcando com dívidas de seu passado, pois não conseguiria, não seria, não teria.... porém, conversando com determinada pessoa perceberíamos que na verdade a própria pessoa faz questão de não conseguir, não ser ou não ter!! Portanto, podemos afirmar que, vendo um Mapa, não necessariamente delimitamos um estado da pessoa ou desvendamos por completo sua essência, pois os sonhos e objetivos são naturalmente diferentes para cada um, assim como, os Mapas possuem objetivos diferentes e diversos, sendo difícil existirem combinações astrológicas totalmente iguais, mudando também a maneira de perceber, sentir, ver as coisas e situações ao redor.

O Mapa Astral acaba tendo a maior utilidade para a própria pessoa a qual ele pertence, como uma forma de autoconhecimento, auto direcionamento, de descoberta de suas forças, fraquezas, habilidades, talentos. Uma interpretação dos posicionamentos vindos de outra pessoa estranha e distante podem estar repletos de juízos de valor, julgamentos e qualificações inadequadas o que devem ser evitados pois podem influenciar erroneamente e resultar em descrença por aquele que os interpretou.

Se considerarmos, segundo muitos astrólogos dizem, que nós escolhemos o que iremos vivenciar neste planeta chamado Terra, definindo tudo de forma antecipada, é provável que tenhamos escolhido o que realmente queremos e precisamos para o nosso crescimento, quer seja considerado ruim ou bom na visão dos outros. É possível fazer interpretações sem emitir valores pessoais, entretanto, muitos avançam nisso ao ler um Mapa individual, o que é diferente de expor todos os significados de um símbolo ou representação em isolado.

Muitos erros de previsões, incluindo previsões daquele ano, previsões pessoais, previsões de um país, de um governo, em mapas astrais  progredidos, etc,  são causados pelo fato de se colocar um parecer pessoal sobre os aspectos visualizados. Vamos supor que o planeta Urano (ruptura) ou Plutão (transformação) em um mapa pessoal estejam com aspectos desfavoráveis, tal pessoa automaticamente associará esses planetas como algo ruim de forma genérica em suas interpretações! Perceba que a visão pode estar distorcida. Existem pessoas em que o planeta Plutão está bem posicionado trazendo alegrias (cura, regeneração, transformações para melhor), assim como o planeta Urano, ou outro planeta qualquer, o qual ressaltou de forma pessoal, em um mapa, somente as qualidades mais negativas do que as positivas, ou vice versa.

Como evitar os equívocos nas interpretações? Uma forma de um Astrólogo, ou qualquer pessoa que queira fazer leituras de outros Mapas Astrais, amenizar os equívocos quando for analisar um Mapa é estudar o próprio Mapa Natal à fundo antes de tudo, e saber seus pontos fortes e fracos para evitar exageros nas interpretações e entender melhor como funciona, ver como estão colocados cada aspecto, planeta, casa, signo, em seu Mapa Natal para depois fazer as interpretações em Mapas Natais de outras pessoas e fornecer previsões e análises de Mapas derivados, como é o caso dos Mapas Progredidos, sendo um o reflexo do outro. Reconhecendo a linguagem primordial (Mapa Natal), você descobre como ler as linguagens sequenciais (Mapas derivados). Vale lembrar que a Astrologia não é determinante, as pessoas possuem o livre arbítrio, por outro lado, antecipar certas situações e acontecimentos nos possibilita estarmos preparados ou evitarmos, quando possível.

Fique à vontade para fazer comentários, críticas ou sugestões.
Abraços a todos!