2015-01-02

- As interpretações de um Mapa Astral


Imagem estilizada por Ingrid F.Follows
Um Mapa Astral diz muito sobre vários assuntos, muitas vezes encontramos contradições nos significados, pontos bons e pontos ruins. Quanto as contradições, muito comuns nos mapas, é interessante analisar o peso de determinada informação, se há debilidades, planetas maléficos, oposições, quadraturas e outros posicionamentos que podem enfraquecer, dificultar, diminuir os significados, ou se a informação obtida origina-se de um ponto mais relevante em relação aos outros a fim de, então, conseguir chegar a uma conclusão entre as afirmativas contraditórias para que seja encontrada qual delas irá prevalecer, e em última hipótese, chegar a uma interpretação mediana entre as duas contradições.

Pontos bons ou pontos ruins? É interessante saber que considerar um posicionamento no Mapa como sendo bom ou ruim é muito pessoal e subjetivo, pois algo que seja bom para uma pessoa, não necessariamente será bom para outra, o que nos leva a dizer que as interpretações devem ser isentas de julgamentos pessoais. Levar muito à sério a padronização de conceitos, atitudes, costumes, resultante da vivência em uma sociedade pode acabar deixando as pessoas perdidas em suas reais vontades e sonhos!!

Normalmente as pessoas necessitam de habilidades, qualidades, facilidades e até defeitos, para concretizar suas buscas por algo melhor, dependendo do seu meio, das pessoas as quais se relaciona, de suas experiências de vida, etc. Uma pessoa poderia ter vários prejuízos em sua vida se, necessitando ser mais agressiva (qualidade normalmente ruim), devido as situações em que se encontra, vamos supor, morando em uma floresta, fosse na verdade uma pessoa pacata. Depende muito também da época em que se vive, da região, dos costumes... É possível encontrar interpretações dizendo ser certos posicionamentos excelentes,  geradores de felicidades, o que não aconteceria se fosse em outro país.

Algumas interpretações de Mapas poderiam dizer que uma determinada pessoa "sofreria" muito, seria infeliz, ou está arcando com dívidas de seu passado, pois não conseguiria, não seria, não teria.... porém, conversando com determinada pessoa perceberíamos que na verdade a própria pessoa faz questão de não conseguir, não ser ou não ter!! Portanto, podemos afirmar que, vendo um Mapa, não necessariamente delimitamos um estado da pessoa ou desvendamos por completo sua essência, pois os sonhos e objetivos são naturalmente diferentes para cada um, assim como, os Mapas possuem objetivos diferentes e diversos, sendo difícil existirem combinações astrológicas totalmente iguais, mudando também a maneira de perceber, sentir, ver as coisas e situações ao redor.

O Mapa Astral acaba tendo a maior utilidade para a própria pessoa a qual ele pertence, como uma forma de autoconhecimento, auto direcionamento, de descoberta de suas forças, fraquezas, habilidades, talentos. Uma interpretação dos posicionamentos vindos de outra pessoa estranha e distante podem estar repletos de juízos de valor, julgamentos e qualificações inadequadas o que devem ser evitados pois podem influenciar erroneamente e resultar em descrença por aquele que os interpretou.

Se considerarmos, segundo muitos astrólogos dizem, que nós escolhemos o que iremos vivenciar neste planeta chamado Terra, definindo tudo de forma antecipada, é provável que tenhamos escolhido o que realmente queremos e precisamos para o nosso crescimento, quer seja considerado ruim ou bom na visão dos outros. É possível fazer interpretações sem emitir valores pessoais, entretanto, muitos avançam nisso ao ler um Mapa individual, o que é diferente de expor todos os significados de um símbolo ou representação em isolado.

Muitos erros de previsões, incluindo previsões daquele ano, previsões pessoais, previsões de um país, de um governo, em mapas astrais  progredidos, etc,  são causados pelo fato de se colocar um parecer pessoal sobre os aspectos visualizados. Vamos supor que o planeta Urano (ruptura) ou Plutão (transformação) em um mapa pessoal estejam com aspectos desfavoráveis, tal pessoa automaticamente associará esses planetas como algo ruim de forma genérica em suas interpretações! Perceba que a visão pode estar distorcida. Existem pessoas em que o planeta Plutão está bem posicionado trazendo alegrias (cura, regeneração, transformações para melhor), assim como o planeta Urano, ou outro planeta qualquer, o qual ressaltou de forma pessoal, em um mapa, somente as qualidades mais negativas do que as positivas, ou vice versa.

Como evitar os equívocos nas interpretações? Uma forma de um Astrólogo, ou qualquer pessoa que queira fazer leituras de outros Mapas Astrais, amenizar os equívocos quando for analisar um Mapa é estudar o próprio Mapa Natal à fundo antes de tudo, e saber seus pontos fortes e fracos para evitar exageros nas interpretações e entender melhor como funciona, ver como estão colocados cada aspecto, planeta, casa, signo, em seu Mapa Natal para depois fazer as interpretações em Mapas Natais de outras pessoas e fornecer previsões e análises de Mapas derivados, como é o caso dos Mapas Progredidos, sendo um o reflexo do outro. Reconhecendo a linguagem primordial (Mapa Natal), você descobre como ler as linguagens sequenciais (Mapas derivados). Vale lembrar que a Astrologia não é determinante, as pessoas possuem o livre arbítrio, por outro lado, antecipar certas situações e acontecimentos nos possibilita estarmos preparados ou evitarmos, quando possível.

Fique à vontade para fazer comentários, críticas ou sugestões.
Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário