2015-12-30

- Como você vê a vida?

Imagem - Ingrid F.Follows
Com o estudo da Astrologia aprende-se algo que todo astrólogo aprende, porém, é um aprendizado pessoal resultante do estudo aprofundado e do conhecimento adquirido, o qual traz uma nova forma de ver a vida, de encarar os acontecimentos, de se deparar com as muitas diferenças, as desigualdades, as dificuldades e também com as facilidades, as graças, as alegrias. Aprendizado este que leva a crer que julgamentos, críticas, comparações, preconceitos, discriminações, desvalorização, desprezo, incompreensão, inveja, cobiça, e muitas outras atitudes são vistas como erradas e devem ser evitadas.

Cada pessoa tem um Mapa Astral diferente, passa por situações específicas configuradas como tendências em seu Mapa ou pelo livre arbítrio o qual sempre está existente apesar das tendências do Mapa. Alguns Mapas possuem algo que considera-se benefícios e outros possuem o que podemos chamar de dificuldades, pois dependendo do momento e quem passa pela situação, os benefícios podem até acabar atrapalhando e as dificuldades ajudando, fortalecendo, assim como, o inverso. Nem todos conseguem lidar com ganhos, benefícios, há os que acabam fazendo de um ganho a sua própria sentença, se usá-lo de maneira irresponsável. Isso tudo também depende de quem passa pela situação = Como você percebe as dificuldades? O que mais importa para você? O que te faz feliz ou triste? O que te incomoda? Para onde estão seus objetivos e motivações?

Observar alguém com dificuldades e mais desfavorecido, pode, na visão de alguém em melhores condições, ser triste, porém, existem pessoas que recusam a ajuda mesmo tendo oportunidades, seja por qual motivo for, e podem haver muitos motivos, acaba sendo incompreensível até mesmo para quem convive com a pessoa. Em contrapartida, todos já passaram por momentos em que nós é provado pela vida o fato de não temos controle sobre os acontecimentos, quando percebemos ser capazes de seguir uma direção, mas, outras alternativas acabam sendo frustrantes.

Diz-se na Astrologia, que as felicidades, talentos, boas situações, oportunidades obtidas por você em sua vida atual são resultantes de aprendizados, superações, conquistas passadas, ou em outras vidas, e agora, você pode obter sua recompensa para subir novos degraus na evolução de seu ser, de sua alma, objetivo este a ser perseguido por todos. Cada pessoa está em um estágio de aprendizado diferente e para evoluir mais como pessoa necessita cumprir os aprendizados propostos pela vida. Esses aprendizados são o mais variados possíveis e podem até fugir às regras e estereótipos criados em nossa sociedade. O que poderia se dizer de alguém que necessitasse aprender, conforme  dispõe em um Mapa Astral, o desapego, a compaixão, a caridade se em nossa sociedade é mais valorizada uma atitude de domínio, possessividade, egoísmo, materialismo, consumismo?

O que a vida lhe propôs de aprendizado, pode chocar-se com o ideal da sociedade em que você vive, pois a sociedade criada pelo ser humano é imperfeita, assim como, o próprio ser humano, o qual necessita de muitos aprendizados para evoluir, e uma forma de trazer uma maior aceitação e compreensão de tudo é através da busca do que realmente tem significado para você. Uma busca que deve ser livre de comparações e começando com a atitude de reconhecimento e agradecimento pelas vitórias. Deve-se manter um foco em boas atitudes tanto para si como para os outros, dessa forma, torna-se mais fácil ir de encontro com o que seria determinado em sua vida, podendo até encurtar os caminhos e superar mais facilmente as dificuldades - Um sucesso duradouro e glorificante se constrói somente com boas atitudes.

As simbologias e suas interpretações dispostas em um Mapa Astral são normalmente caracterizadas por um emaranhado de configurações interligadas, como se fosse um novelo de lã que está todo retorcido com nós, precisando ser consertado, e para isso, necessitando encontrar uma ponta, ou seja, um foco, a fim de tentar desenrolar todo o resto e resolver os nós, dando mais fluidez e resolução. Há novelos de lã mais simples e outros mais complicados, dependendo do quanto você vem acumulando de aprendizado ou erros, e a calma, a paciência, a compreensão, ajudam mais para cumprir com a meta de desenrolar o novelo. Cada nó é um nó específico, uns mais difíceis, outros mais fácil de desatar, em contrapartida, cada pessoa passa por superações diferentes, porém, devemos nos lembrar que fazemos parte de um todo maior e existem nós que cabem a mais de uma pessoa desatar, assim, sempre que estiver no nosso alcance e formos capazes de ajudar em algo, é um aprendizado a mais que passamos a superar contribuindo para a evolução de si e das pessoas próximas.

Uma pessoa com mais aprendizados na vida possui uma compreensão maior das diferenças e não as vê como algo inaceitável, sabem da existência de situações que fogem do próprio controle, que na vida passamos por transformações e as mudanças são constantes, que cada um possui um caminho a seguir e que é preciso reconhecer as diferenças, respeitar os limites e dando apoio necessário. São pessoas que distribuem bondade e amor, que cultivam bons hábitos e servem de exemplo por onde passam, sabem que há coisas muito mais importante do que a vida material, e que quando se está no caminho e desafios propostos pela vida, respeitando, valorizando e contribuindo quando possível com os que o cercam, a vida lhe dá o que precisa.

Mas como é possível entender, por exemplo, se na interpretação de um Mapa Astral percebe-se que foi dado àquela pessoa um objetivo mau a se perseguir ou qualidades ruins? Na verdade a prova que a vida está lhe dando é a de saber utilizar-se dessa ferramenta para transforma-la em algo bom, com bons resultados a si e aos próximos, seria uma luta constante interior, como se dessem uma faca em suas mãos, você poderá descascar vários abacaxis e comer, vender ou dar, ou poderá destruir algo ou ferir alguém, pois existe o livre-arbítrio na Astrologia como uma forma de verificar se realmente foi aprendida a lição, assim, os resultados podem ser bons ou ruins e as pessoas mais evoluídas espiritualmente lidam com estes aspectos da melhor maneira possível, transformando em algo bom e dando bons resultados.

Um grande Abraço a Todos!

2015-12-20

- Análise de Mapas Astrais


Este Mapa ao lado é um exemplo aleatório de Mapa Astral para ser analisado em alguns pontos. 

É um Mapa Astral recente, pois é possível ver pelos trânsitos dos planetas lentos os quais estão posicionados nos mesmos signos de atualmente: Plutão em Capricórnio, Netuno em Peixes, Urano em Áries.

Possui o Sol em Sagitário na Casa 8 e o ascendente em Touro. Sagitário tem como regente o planeta Júpiter o qual está localizado na Casa 4 em Leão, e o regente de Leão, o Sol, está na Casa 8 em Sagitário, assim, há uma reciprocidade entre os dois, uma ligação, uma troca. 

Um Sol na Casa 8 que poderia trazer, dentre tantas interpretações referentes ao posicionamento, um maior interesse em se aprofundar nos assuntos voltados aos estudos avançados, investigativos, ocultos, de filosofia, de crenças, científicos, ou seja, com um lado Sagitariano, enquanto Júpiter trata de expandir o brilho do Sol através do seu regente em Leão aos assuntos da Casa 4 ou Fundo do Céu, que são as origens, as raízes, as bases, a família.

O signo de Touro como Ascendente traz para a Casa 1 que é a casa do eu, da aparência, de como alguém é visto pelos outros, uma beleza atraente, por ser um signo regido pelo planeta Vênus, e Vênus estando em sagitário demostra o interesse de sempre buscar algo novo, a conquistar, apreciando a liberdade e a aventura.  A Lua localizada na primeira casa traz um ar de amabilidade, de sensibilidade, de carisma, sendo regente de Câncer, localizado na casa 3, estas características podem estar voltadas à comunicação, aos métodos de ensino.

O planeta Marte está próximo do Meio do Céu - o lugar mais alto a se atingir e também voltado à profissão, o qual está em Aquário e tendo Marte na Casa 9 no grau 29º04´, chamado de grau Anarético. Quando um planeta localiza-se em um grau Anarético (29º até 0º) suas energias estão em transição, saindo de uma casa onde houve uma longa trajetória para iniciar outra, portanto, tendo suas energias cansadas, fracas, e no Mapa, Marte está deixando o signo de Capricórnio, o signo símbolo das estruturas, da solidez, da visão realística e prática da vida, para entrar em Aquário, onde as visões são futurísticas, onde surgem muitas idéias e inovações com o foco em novas tecnologias e no coletivo. Urano, regente de Aquário, se encontra na Casa 12, a casa do inconsciente, no signo de Áries, ou seja, as iniciativas inovadoras, intuitivas, reveladoras serão alcançadas no isolamento, na introspecção.

O Nodo Norte a seguir, ou caminho a ser trilhado, está na Casa 6 em Libra o que significa criar uma rotina de harmonia, buscando o equilíbrio, pensando nos pós e nos contras, dando valor a beleza, o amor, o justo, às interações e relacionamentos, possuindo um lado artístico e como Vênus, regente de Libra, está na Casa 8 em Sagitário, seria uma forma artística de se expressar intensamente sobre filosofias, pesquisas científicas e campos avançados de estudo.

Há vários outros pontos a serem analisados neste Mapa Astral em questão, há vários outros planetas, posições, aspectos, sentidos, interpretações, não ditos aqui, porém, para dizer tudo que um Mapa Astral revela, levaria muitas páginas e páginas e muitas horas, por isso que em uma consulta, o início da análise foca-se na principal dúvida do cliente para buscar dar uma resposta de forma direta, para centrar o estudo em um âmbito específico: profissional, família, relacionamentos, etc. onde há a maior necessidade de auxílio e esclarecimentos.

Um grande abraço a todos!

2015-10-09

- Passagem de Plutão em Capricórnio para Plutão em Aquário


Autora do Desenho: Ingrid F.

Estamos em uma época de Plutão em Capricórnio a qual tem duração em torno de 16 anos, iniciados em 2008 e durando até 2024. Essa época é caracterizada por transformações nas estruturas em vários âmbitos em nossa vida, o que é rígido e cheio de regras começa a ser abalado, questionado, para fazer surgir das trevas, das profundezas, do inconsciente,  tudo aquilo que estava sendo escondido e sustentado por este sistema considerado perfeito até então, inabalado, inalterado. As bases são estremecidas pela necessidade de novas formas de vivenciar as situações, novos meios, novos hábitos, novas soluções, novos caminhos, novos ideais, novas visões, novas formas de interação, que aparecem e contrastam com o que era antigo, o que era aceito, o que era normal, comum, corriqueiro. Quem não aceita as mudanças e insiste em manter os velhos métodos acaba sendo empurrado, deixado de lado, encostado, trocado forçosamente e passa a sofrer mais do que se aceitasse as mudanças com bons olhos.

Plutão, o planeta da transformação, do poder, da lado sexual, da intimidade, da profundidade, dos mistérios, da morte para surgir o renascimento, com este Planeta as verdades são ditas e reveladas, nada resta escondido; e o signo de capricórnio o qual possui o Planeta Saturno como regente simboliza as estruturas, as bases, o amadurecimento, o trabalho, as regras, o tempo, os prazos, os limites, dentre outros significados. Somando-se os dois significados, há um abalo em tudo aquilo que estamos acostumados a vivenciar e se arraigou, cristalizou, sedimentou, como se estivéssemos sendo preparados para uma nova era onde Plutão estará em Aquário e as transformações serão voltadas para as novas tecnologias, novos meios e soluções em busca do bem comum as quais trarão novas formas de liberdade, de escolha, de individualidade, de interação, de pensamentos.

Para chegarmos nessa época de Plutão em Aquário, onde o novo e as várias formas de tecnologias serão bem vindas, as estruturas serão transformadas e abaladas, mortas, para renascer uma nova forma de interação e liberdade, de maneira de ver a vida, novas ideias, o lado intelectual sendo transformado, haverá primeiro a desestruturação do que foi materializado e unificado, concretizado com a passagem de Plutão em capricórnio.

As mudanças que estão por vir simbolizadas por Plutão em Aquário já começarão a ser sentidas sutilmente nos anos finais da passagem de Plutão em Capricórnio. As transformações são de forma gradativa, porém, irreversível, impossibilitando a escolha em permanecer como antes. Renascer é necessário para que se possa evoluir, libertar-se e trazer oportunidades variadas e inesperadas, para isso é preciso estar aberto ao novo. Largue o que é velho, o valor das coisas passam a mudar, saiba o momento certo de deixar, soltar, desvincular, para que consiga tirar proveito de cada acontecimento, para que sobreviva às mudanças, para que realmente esteja preparado para o novo. O que é diferente, original, inventivo, inovador, excêntrico, inesperado, trazendo soluções para melhorar a vida de todos, facilitar, para aproximar e humanizar as relações, irá ser bem sucedido.

2015-09-28

- Planetas Retrógrados


Dando uma "ré" na vida para consertar os erros e aprender com eles, revendo, refazendo, repensando, reestruturando, reorganizando.... percebendo e analisando melhor antes de realmente fazer algo. 

Quando algum planeta está em movimento retrógrado aparece um símbolo `R` ao lado da simbologia do Planeta em um Mapa Astral, seria o inverso do movimento direto. É uma trajetória onde o Planeta nos dá a impressão de estar andando para trás. Esta característica influencia nas definições dadas a cada Planeta de forma a criar uma maior lentidão, pois os erros estarão presentes, obrigando-nos a rever tudo, ter mais paciência, ser mais cauteloso, prudente, impondo dúvidas, desconfianças, desilusões, inseguranças sobre nossas capacidades. Não nos sentimos firmes com nossas atitudes, e os contratempos estarão presentes, tornamo-nos introspectivos. As energias e influências dos Planetas se tornam descontroladas e sem bases e em alguns casos invertidas.

Para lidar com essas influências, seja ela momentânea (posicionamentos atuais dos Planetas e, portanto, passageiras), seja ela presente em seu Mapa Natal (posicionamentos permanentes dos Planetas), o melhor a se fazer é se precaver em relação a todas as atitudes e decisões a serem tomadas, antes de definitivamente decidir. Reveja, repense, verifique os prós e os contras e já tenha soluções para os possíveis erros que possam aparecer, sem se estressar com as demoras, os imprevistos, os obstáculos - a calma, a paciência, podem ajudar no desenrolar das situações e evitar que sejam cometido os mesmos erros.

Despois de um tempo convivendo com determinadas situações, as pessoas acabam obtendo um aprendizado em relação a essas dificuldades presentes no Mapa Natal resultantes de um Planeta Retrógrado, ganha-se experiências, as quais não farão sumirem por completo as dificuldades, dependendo do Mapa Natal de cada um, mas trará uma maior habilidade em lidar com a situação.

Quando se chega ao ponto de obter tais experiências a pessoa passa a ser um grande exemplo de superação, e um meio de vencer todos estes desafios propostos  seria, na maioria dos casos, propagar seus aprendizados ou torna-los visíveis, beneficiar várias pessoas de alguma forma, através das habilidades adquiridas com as experiências, ou seja, de usar essas habilidades, moldadas por determinado Planeta Retrogrado, de forma impessoal, doando-se aos outros, transmitindo seus conhecimentos, servindo como exemplo, ajudando várias pessoas.

Essa atitude de utilizar-se das experiências para ajudar o número maior possível de pessoas, é vista, na concepção do espiritismo, como uma forma de alcançar, se não a cura, a rendição dos motivos que levaram uma pessoa a ter tais dificuldades, ou posicionamentos retrógrados, pois, como estes posicionamentos significam que algo deve ser revisto, refeito, repensado, indicando algo feito erroneamente em outras vidas, cabe agora, além de aprender a lição e com muita cautela não repetir tais erros, servir-se de guia mostrando aos outros qual o melhor caminho e forma de superar essas dificuldades.

---------------------------------------------------------------

Poema: "Erros da vida" (autora Ingrid F.)

Foto tirada e estilizada por: Ingrid F.
Explique me a vida
ou nem tente explicar
Não quero ouvir vozes repetidas...
daquilo que cansei de escutar
insistir na mesma ferida
que só tarda em sarar
necessidades oprimidas
a fim de conquistar
o que dizem ser a vida
sem nem mesmo questionar
vontades perdidas
confusão no olhar
sem encontrar a saída
para um outro lugar
que seja permitida uma vida
livre de padrões para guiar
ou metas predefinidas
como troféus para se mostrar
deixando de ser criativa
impedindo de mudar
os mesmos erros da vida
que cansei de observar



2015-07-24

- Você acredita em Astrologia?

A astrologia é um estudo, utilizando-se de constatações e experimentos iniciado já há muito tempo e que constantemente são colocados à prova e à confirmação por pessoas que estudam e trabalham nesse ramo, através de uma linguagem simbólica, para possibilitar a interpretação e reconhecimento das repetições que costumam ocorrer nas vidas de todos os seres.
Mesmo os que não acreditam em astrologia utilizam muito dos resultados que estes estudos nos proporcionaram. A astrologia, resumidamente, estuda a movimentação dos corpos celestes e as influências destes no nosso planeta e por fim em nós. Afinal, como estamos inseridos nesse sistema maior que é Sistema Solar, suas mudanças acarretam grandes influências nos sistemas menores constantes neles. Um grande exemplo disso é a movimentação do Sol.
Todos regram suas vidas conforme o nascer do Sol, definindo que mais um dia em nosso calendário anual irá suceder. Imagine se não existisse o calendário? Não existisse a definição de que um ano são 365 dias? Imagine não existirem meses, contagem de horas, relógios, e tivéssemos que começar a determinar toda a delimitação do tempo a partir do zero? Tivéssemos que começar a reparar como o Sol, a Lua e os outros planetas e corpos celestes se movimentam para perceber a frequência das mudanças, defini-las como periódicas, e criar o que hoje chamamos de calendário, relógio, tempo, etc?
Todos, atualmente, vieram para um mundo onde muito já foi feito a ponto de ter se perdido o motivo de tudo, perdido os porquês, e na maioria das vezes tornando-se tudo confuso e desgastante para explicações. Séculos e séculos de acontecimentos para entender e justificar o real porquê de tudo.
Todos os sistemas são indivisíveis. O nosso Sistema Solar, através da atração e repulsão, mantém vários planetas girando em torno. Se um planeta sair da órbita, o que é difícil, este sistema se modificará. Dentro deste Sistema Solar, existem outros milhares de sistemas até chegar aos microssistemas ou microrganismos. Uma pessoa é um sistema o qual possui várias células com características semelhantes ao Sistema Solar quando compararmos ao desenho de um átomo.
O Sistema Orgânico, que seria o sistema de uma pessoa, está inter-relacionado. Se algo não vai bem em uma parte deste sistema, afetará todo o restante, fato este que acontece em todos os Sistemas, onde partes, influenciam o todo. Não deixamos de ser parte de um sistema maior que é o Sistema Solar, e consequentemente sendo influenciados pelos movimentos dos corpos celestes milhões de vezes maior que nós mesmos. Não é possível dizer que o vácuo separa os planetas a ponto de não terem influência nenhuma dentro do Sistema Solar, não fazerem parte do sistema, e o que poderia mais representar "o nada" do que o vácuo?
Os movimentos do Sol repercutindo em nossa vida é a mais básica influência astrológica (de um astro ou corpo celeste) que todos utilizam sem contestar. A influência dos outros planetas e/ou corpos celestes é de nível mais avançado e minucioso, para aqueles que gostam de estudar e se aprofundar no assunto através das simbologias criadas, facilitando o entendimento e a descrição das influências.
Apesar da grandiosidade do Sistema Solar ele é composto de partículas minúsculas que fazem a constituição de cada corpo - os átomos - e por fim, essa união de partículas provocam modificações variadas em nosso meio, sejam elas grandes modificações ou somente leves mudanças. Toda grande mudança surge de pequenas alterações, de detalhes muitas vezes imperceptíveis, o que nos faz concluir que, mesmo quem considerara não ser influenciado pelo meio ou por um planeta milhares de anos luz de distância no vácuo é preciso lembrar que somos uma mínima gota em um enorme oceano, não percebemos o todo de tão pequenos que somos, mas estamos sentindo as ondas que vão e vem. A astrologia interpreta estas "ondas".

 Um grande Abraço!

2015-07-11

- Aquário e Urano + Poema: "A Originalidade"

URANO / AQUÁRIO

Autora do Desenho: Ingrid F.Follows

Todos temos o signo de Aquário no Mapa Astral, assim como, todos os outros Planetas e Signos. Que Casa, Planeta ou Aspectos influenciam o seu signo de Aquário? Como está o seu Planeta Urano no Mapa? Urano é o Planeta que simboliza a Astrologia também, e um dos motivos é por ser a Astrologia considerada uma crença diferente, um conhecimento que ultrapassa fronteiras, limites terrenos e busca as vibrações e níveis sutis de energias nos movimentos dos Astros. Vale lembrar que Aquário não é regido só por Urano, mas também por Saturno, e com Saturno prevalecendo sobre Aquário o perfil passa a ser mais conservador, restrito, focado, assim, até entre si os Aquarianos não serão tão iguais, mas provavelmente terão uma mente ativa!

Saturno e Urano trabalham juntos, apesar de parecerem energias opostas, pois primeiro exercem as forças de Saturno, delimitando as regras, impondo disciplina, exigindo seriedade, responsabilidade, compromisso, estruturação, esforços para alcançar um objetivo, etc, e principalmente alcançar a Maturidade - "pois a Liberdade sem Maturidade não traz bons resultados" - e quando esses ensinamentos todos são superados, assimilados (normalmente com o retorno de Saturno), dá-se a liberdade para seguir o seu caminho, e somado com a maturidade adquirida, conseguir aproveitar o que Urano pode oferecer de bom, ampliando mais os entendimentos e conhecimentos, atuando como um agente de mudanças com vistas às melhorias, e nos libertando, de forma consciente, de tudo aquilo que já não funciona mais, é obsoleto. 

Urano é um Planeta chamado Geracional, por ter uma trajetória lenta acaba permanecendo no mesmo signo por várias gerações, mais especificamente em torno de sete (7) anos, mudando somente a Casa em que Urano estará no Mapa individual de determinada Geração. Urano em mal aspecto pode causar uma grande bagunça imprevisível, a pessoa pode ter temperamento explosivo, ser elétrica, ocasionar rompimentos constantes, teimosia, fanatismo, irresponsabilidade, rebeldia, etc. ou algumas das características boas: abrir caminhos ao novo, ao diferente, ser inovador, a liberdade sendo valorizada, a autonomia, a independência, o desapego, a tolerância, a extroversão, o gosto pela amizade, por fazer parte de grupos, não se deixar levar por conceitos ultrapassados, avidez pelo conhecimento, opiniões originais, etc.

Urano é a mente que vai além pois é a Oitava Superior de Mercúrio, é ser futurista, é se antecipar ao tempo, é captar as vibrações que pairam no ar e estão por vir, é a motivação por novas ideias que surgem o tempo todo, a fim de instigar às mudanças, e quando em bons aspectos, para trazer melhorias (Vênus, Júpiter), somando-se com a inspiração, a imaginação (Netuno - peixes), a criatividade (casa 5 - Leão) para conseguir desta mistura, ou outras misturas que possam ser feitas no Mapa, uma fórmula mágica para esculpir um talento original.

Quais são seus talentos? Suas aptidões? Você já parou para pensar em que você é bom? Muitas vezes podemos não perceber nossos talentos ou o que nos faz ser especial. Existem muitos posicionamentos, planetas e signos que podem influir em um talento específico, um grande esportista, por exemplo, pode ter o planeta Marte ou o signo de Áries bem posicionado. Quais serão as 'sintonias' que formam o seu talento?

___________________________________   xxxx   ______________________________________

Poema: "A originalidade" (autora: Ingrid F.Follows)

Não busque manter o preestabelecido,
propagar o já compreendido,
copiar o que foi bem sucedido,
seguir o caminho percorrido,
se seu objetivo for ser reconhecido....

Em busca da aceitação,
copiar nem sempre é a melhor opção.
Copiar aniquila a originalidade,
apaga a personalidade,
contraria e abafa a verdadeira vontade.


O talento é algo único, surge do nada,
é uma fonte infinita, sem ser copiada,
requer refletir, intuir, descobrir,
algo que somente os que tem podem produzir.


O próprio talento pode não ser fácil de encontrar,
pode ser uma pedra ainda a lapidar,
ou uma habilidade comum esperando aperfeiçoar,


É um produto das experiências vividas,
da visão de vida, da forma de interpretar
as quais em nenhuma pessoa, costuma se igualar.


Almejar resultados obtidos por outros através do talento,
pode parecer algo fácil no primeiro momento
mas a falta de esforço e aptidão
farão de sua escolha uma grande ilusão.


Um grande Abraço!

2015-06-05

- Plutão em trânsito pela casa XII - 12

Autora da Imagem - Ingrid F.
Plutão em trânsito pela Casa 12 - as transformações em seu subconsciente.

Poema: "Rumo ao seu Interior" (Autora Ingrid F.)

No momento não percebemos o que poderia ser
Muitas coisas acontecem sem se perceber
Não se possui uma visão mais ampla da situação...
A ponto de tomarmos outra decisão
Que talvez seria mais adequada
trouxesse mais satisfação, realização
Mas preferimos sempre não acreditar
Mesmo que tivéssemos a certeza ainda estaríamos a duvidar
Que poderia ser diferente, melhor
e não precisaríamos esperar sempre pelo pior
Que houvessem outros caminhos, opções
que fosse possível realizar nossos sonhos, ambições
e não deixarmos simplesmente se levar
pelo desenrolar dos fatos e nos cegar
diante de ilusões, confusões, induções, coações,
não restando tempo para refletir sobre nossas ações
nos atropelos e pouca atenção, tomar decisões
que nos levam aonde não queríamos estar
esperando um dia em que tudo possa mudar
passando a vida e aprendendo a se conformar
perdendo-se nas ideias, enfim, começa a se perceber
que tudo aquilo que sempre quis poderia não ser
exatamente seus sonhos verdadeiros
mas falsas necessidades, devaneios
não lhe trazendo o que você estava a esperar
mas as frustrações e decepções
em relação ao que se imaginou ganhar
ingenuidade sua em acreditar nas fantasias criadas
nas limitações, nas crenças e indagações direcionadas
servindo para abafar e embaçar o seu verdadeiro eu
resultando em um vazio do qual nunca mais pode ser completado
....se perdeu.....

 

2015-05-25

- O retorno de Júpiter na posição Natal - em conjunção com Júpiter Natal


Júpiter é um planeta lento, porém, não é o mais lento, ele demora em torno de 12 anos para voltar em sua posição inicial conforme o Mapa Astral Natal de cada um.
 
Como Júpiter é um planeta conhecido por ser benéfico, dependendo dos aspectos, posições, interações com outros planetas e signos, ele traz algo de bom para a vida da pessoa quando ele forma uma conjunção ao Júpiter Natal. Os benefícios trazidos estão relacionados aos significados da casa astrológica onde ele se encontra e ao signo pelo qual ele representava no dia do nascimento.
 
Verificando os vários conceitos possíveis da casa e do signo onde Júpiter em trânsito fica conjunto ao Júpiter Natal, busca-se, conforme a posição dos outros planetas, signos e suas interações, encontrar quais dos significados mais próximos de se interpretar e entender aquele momento, seja ele futuro ou passado.
 
Muitas vezes, no período quando ocorre a conjunção outros planetas estão próximos, também conjuntos, ou lançando outros aspectos que influem na definição mais específica dos acontecimentos, podendo beneficiar ainda mais. Cada 12 anos passados na vida de uma pessoa é diferente do outro em relação aos aspectos encontrados no Mapa Progredido, beneficiando-se, portanto, de forma diferente, mas ainda dentro dos conceitos da casa e signo natal de Júpiter.
 
Levando-se em consideração que todos os planetas, signos e casas tem seus conceitos positivos e negativos, alguns, no âmbito geral de suas características, podem tender a ser mais benéficos e outros mais maléficos, assim como, há a variação dos enfoques conforme o Mapa Pessoal, por exemplo, um planeta considerado maléfico para uns, pode ser para outros um beneficiador.
 
Nesse sentido é possível dizer que, dependendo dos trânsitos no momento da conjunção e do Mapa Natal pessoal, podem não  prevalecer as características positivas do planeta, apesar de ser considerado um planeta que possui uma força positiva maior que a negativa.
 
Diz-se que trazemos dos antepassados, seja herdado pela família, seja em outras encarnações, todos os resultados de atitudes e ações, gerando benefícios quando assim merecemos ou malefícios quando é preciso consertar ou equilibrar a "balança cósmica" das energias, dando àqueles que merecem o que eles merecem - Essa poderia ser uma explicação do porquê das diferenças.
 
Um Júpiter bem posicionado costuma ser característico de uma pessoa boa, bem vista, de sucesso, de muitas oportunidades, realizações, abundância, fartura, etc, pois Júpiter amplifica as benesses. Estar e conseguir um planeta Júpiter bem posicionado é como aprender a ser alguém merecedor de tais benefícios. Nem todos conseguem cativar e ter carisma, nem todos conseguem ter muitas oportunidades, mesmo se esforçando ao máximo, e o erro nesse momento é em saber sua melhor direção. Qual é o seu talento? Em que você é melhor e em que pode melhorar?
 
Não julgar, não criticar, seguir o seu caminho guiado por seu coração, fazer o possível para ser alguém melhor, reconhecer os momentos ruins e buscar superar na medida do possível, não ter medo de perder, pois pode ser uma oportunidade de melhorar, acreditar no equilíbrio da vida, saber aprender o que a vida tem a lhe ensinar, aceitar as mudanças quando necessário sem deixar se abater,  acreditar, confiar em si e estar de coração aberto para ajudar quando assim puder, respeitar e valorizar para ser respeitado e valorizado e muitas outras atitudes que lhe trarão benefícios em sua vida!
 

2015-05-09

- Desentendimentos - Mércurio retrógrado ou mal posicionado

Poema: "Desentendimentos" (Autora Ingrid F.F.)

Buscar saber daquele que sabe e não diz,
dizer quando não sabe, saber quando diz,
sabendo que disse a quem insiste em não ouvir,
não sabe e evita saber
quando o que tem para dizer é o que ouviu dizer,
e quem não sabe convence do que disse por assim achar,
sem a certeza de saber, que um dia saiba ouvir,
pois mesmo esperando saber, não há o que dizer,
para quem ouve e prefere não saber,
quando sabe o que não podia dizer,
querendo saber e não podendo ouvir
na hora de dizer preferiu sumir
achando que sabe, pareceu ouvir
se perdeu no saber sem ter o que dizer
uns achando e outros sabendo
ouvindo demais e não entendendo
querendo dizer e não sabendo, mas
achando sem querer, ouviu dizer
perdeu-se no saber, buscando encontrar
alguém que diga saber, dizendo ouvir
quem possa dizer sem complicar, para entender e achar
aonde foi parar quem saiba
e descobrir que somente acham saber
e não há mais nada a dizer...

2015-02-21

- Ajudar quem quer ser ajudado

Imagem criada e estilizada por Ingrid
As pessoas se encontram em estágios diferentes de crescimento, de entendimento, de reconhecimento, de lucidez. Para algumas pessoas os erros são perceptíveis, enquanto para outras são totalmente irreconhecíveis.

Pessoas inseridas em certos problemas e passando por determinadas dificuldades se sentem perdidos nas soluções, porém, nem sempre estão abertos a ajuda de alguém que percebe estes erros e dificuldades e consegue solucionar a situação, por vários motivos, sejam eles a desconfiança, a desmotivação, a depressão, o fato de ignorar ou não perceber a situação, ou já possuir estratégias para melhorar, ou quem sabe até pelo fato de um erro na visão de uma pessoa ser um acerto para outra!!! Muitas vezes um auxílio gratuito e sem interesse pode acabar sendo mal visto ou mesmo, causando um resultado não desejado.

O que você pretende? O que quer? Quais são seus valores, seus objetivos? Mesmo definindo um caminho para a realização dos sonhos e o encontro da felicidade, tudo pode mudar, afinal, as pessoas mudam, o ambiente muda, fazendo com que os caminhos mudem.

As mudanças, quando necessárias, porém, não desejadas e ignoradas, acabam sendo mais traumáticas e difíceis de superar. A vida, as pessoas, o ambiente, os resultados, vão dando sinais  para conscientizar as pessoas e auxilia-las em seu crescimento espiritual, mental, comportamental, físico, etc, para que alcancem a felicidade, entretanto, no mundo em que vivemos hoje, com uma ampla gama de influências, induções, coações, ilusões, com vistas ao consumo desenfreado e estímulo de valores específicos, torna as pessoas perdidas em seus reais valores e necessidades.

O primeiro passo é querer a ajuda de alguém, reconhecer que algo está errado, que a satisfação foi perdida, estar aberto às mudanças, considerar bem vindas as alterações que possam surgir em sua vida, aprender a fazer e pensar diferente, mudar a si para obter novos resultados, estar aberto às sugestões e refletir sobre as possibilidades que mais lhe agradam.

As mudanças ou rupturas de situações, ideias, comportamentos, parcerias (Urano - aquário) podem estar sendo necessárias em sua vida e você precisar de transformações (Plutão - escorpião) que lhe tragam melhores resultados, ou necessitando de mais estímulos e certezas para que possa agir de forma mais determinada, confiante, com mais iniciativa (Marte - áries) possibilitando a superação das dificuldades, o entendimento e a resolução de seus problemas! A análise e estudos do Mapa Astral Pessoal podem ajudar na busca da felicidade e realização pessoal.

Abraços!!

2015-02-19

- A Parte da Fortuna - O Lote da Fortuna - o Ponto da Fortuna

Existe um ponto no Mapa Astral chamado "a parte da fortuna" o qual não se referente a um planeta, astro, estrela, mas resultante de um cálculo com a seguinte fórmula:

Nascimentos Diurnos: Fortuna = Ascendente + Lua - Sol
Nascimentos Noturnos: Fortuna = Ascendente + Sol - Lua

Como encontrar os valores? Os valores das longitudes do Ascendente, da Lua e do Sol são medidos, cada um, a partir do 0° de Áries até chegar ao grau onde eles se encontram em seu mapa pessoal, sendo assim, tal valor é correspondente a cada item utilizado na fórmula, que por final, soma-se ou subtrai.

Vale lembrar que, as significações, quando analisadas separadamente, acabam não dando a exatidão na leitura de um mapa astral específico,  por não serem levados em consideração as influências dos outros aspectos existentes no mapa natal de cada pessoa (interações de outros planetas, aspectos negativos, positivos, etc.).

A Parte da Fortuna no Mapa, nem sempre tem a significação específica de dinheiro, mas sim, de algo em que traz satisfação, realização, felicidade, prosperidade para a pessoa, acrescentando que os significados de felicidade e satisfação para uma pessoa pode ser algo bem diferente para outra.

Normalmente as pessoas possuem a seguinte situação, por exemplo: a Parte da Fortuna na décima segunda casa e no signo de Leão, ou seja, o signo nem sempre é o mesmo da casa, quando isso ocorre, usa-se o seguinte entendimento: a "Casa" onde se localiza o ponto da Fortuna é o indicativo dos assuntos e setores da vida onde irão propiciar maior realização e o "Signo" onde se encontra este ponto são as atitudes a serem tomadas diante da vida. Abaixo está uma breve interpretação da Parte da Fortuna em cada casa astrológica e signo:

A Parte da Fortuna na primeira casa ou em áries - A casa do Eu e suas qualidades. Ganhos através da auto imagem, aparência pessoal, as quais atraem a abundância necessária para a vida. Êxito em algo inerente a pessoa, insubstituível, possui um dom de autoafirmação, confiança e espontaneidade próprios. Valorizar os próprios talentos e qualidades, ter iniciativa, atitude, coragem, confiar em si mesmo.

A Parte da Fortuna na segunda casa ou em touro - A casa astrológica dos ganhos, das posses. A felicidade é encontrada quando  a pessoa descobre aquilo que realmente valoriza. A utilização dos recursos, dos talentos e das posses  que mais satisfazem o indivíduo para obter os ganhos e desfrutar dos prazeres da vida. Adotar um perfil mais realista, prático, paciente, buscar segurança, tradição.

A Parte da Fortuna na terceira casa ou em gêmeos - A casa da comunicação. Traz benefícios através de irmão, vizinhos, pessoas próximas, viagens curtas, pequenos comércios, ensino fundamental. A troca de ideias, a busca de informações, a variedade de conhecimentos, interagir abertamente com os outros, utilizar-se dos meios de comunicação. Buscar ter muitos contatos, ser dinâmico, comunicador.

A Parte da Fortuna na quarta casa ou em câncer - A casa do passado, das origens. A sensação de felicidade e realização surgirá através da construção de bases sólidas nos relacionamentos, nas raízes familiares. Influência dos antepassados. Os pais e a família assumem um papel de importância para o indivíduo. Também envolve trabalhos com a terra, mineração, fundações, edificações. Profissões que sejam acolhedoras, do ramo alimentício, valorizam a mulher, a família.

A Parte da Fortuna na quinta casa ou em leão - A casa da criatividade. Os ganhos, sejam eles materiais ou não, podem surgir dos filhos, dos romances, das diversões, jogos, loteria. As várias formas de arte utilizadas, por meio da criatividade, para render frutos. Buscar trabalhos onde obtenha reconhecimento, honra, prestígio, possa exercer o comando, necessite de brilho pessoal, criatividade.

A Parte da Fortuna na sexta casa ou em virgem - A casa do aprimoramento. Aqui volta-se para o seu dia a dia, os cuidados com a saúde, aos animais de estimação. A realização é encontrada através da auto disciplina, da atenção para os detalhes, da organização das metas, de servir, ser útil e prestativo. Voltado a trabalhos com serviços em geral, possuindo um lado metódico, de regras.

A Parte da Fortuna na sétima casa ou em libra - A casa dos contratos. Sua satisfação é alcançada através de parcerias, de se relacionar com os outros, de sociedades e de casamentos, de ser aceito pelos outros, de se colocar na posição dos outros e buscar harmonizar os relacionamentos, com diplomacia. Ter um perfil conciliador, diplomático, valorizar o belo, apreciar a interação com outros.

A Parte da Fortuna na oitava casa ou em escorpião - A casa dos bens dos outros. Nesta casa a pessoa deve saber lidar com as várias transformações da vida, suscetível  à perdas ou ganhos, ser capaz de renascer e ascender diante das dificuldades, reciclar. A introspecção, o poder, a investigação dos mistérios, são aspectos que marcam sua trajetória e o direcionam às realizações. Ser reservado, pesquisador, buscar relacionamentos verdadeiros, discreto.

A Parte da Fortuna na nona casa ou em sagitário - A casa da espiritualidade. Ampliar os horizontes, buscar uma compreensão maior sobre a vida, um sentido religioso e espiritual, de forma otimista, aventurar-se na imensidão do mundo e do conhecimento. As viagens longas, novas línguas, novas culturas, ultrapassar fronteiras, valorizar seus sonhos e metas, dentre outros temas relacionados, são atrativos, trazendo realizações pessoais. Buscar conhecimentos avançados, especializações, aprender várias línguas.

A Parte da Fortuna na décima casa ou em capricórnio - A casa da profissão. O lado profissional deve ser levado à sério, como algo importante para a realização pessoal. A ambição, a paciência, e uma visão realista auxiliam na busca da satisfação. Ter um foco almejado e unir esforços para concretizar os seus sonhos, utilizando-se dos obstáculos e dos erros como uma ferramenta para melhorar cada vez mais. Valorizar o planejamento, ser prático e firme nos objetivo.

A Parte da Fortuna na décima primeira casa ou em aquário - A consciência social. A visão futurista e a originalidade de ideias e ações. Foque na coletividade e em mudanças que tragam benefícios a todos. Faça um grande número de amizades e saiba interagir com as pessoas, participe de grupos e projetos,  possibilitando a troca de ideias e soluções diferentes e inovadoras. A liberdade de expressão. Valorize a liberdade, independência, diferenças, novos inventos, aprenda a delegar funções.

A Parte da Fortuna na décima segunda casa ou em peixes - A casa do crescimento interior. A busca volta-se ao seu interior, suas sensações, sonhos, intuição. A satisfação é conseguida quando a pessoa compreende o seu eu e sua interação com os outros planos espirituais, para isso utiliza-se do isolamento, da meditação, ou outras atividades que auxiliam a decifrar e dissolver os fantasmas internos. Doar-se de forma altruísta, ter fé, acreditar nas forças da vida. Buscar atividades voltadas às artes, músicas, instrumentistas, voltadas ao mar, à prestar serviços em entidades.

Resumidamente, cada casa tem um assunto e este assunto pode ser favorável ou não, ter mais dificuldades de alcançar ou facilidades, dependendo dos arranjos no Mapa Natal Pessoal, além de sofrer as influências também das posições atuais de cada astros, planetas e estrelas - o mapa progredido - o qual constantemente interage com o Mapa Natal.

Quer saber onde se posiciona o seu Ponto da Fortuna? Entre em contato! Será localizado o Ponto em seu Mapa Astral Pessoal (através das seguintes informações fornecidas para mim: sua data, horário e local de nascimento) e feita uma interpretação mais detalhada deste posicionamento.

Abraços!!

2015-01-08

- O Planeta Mercúrio - Superar as dificuldades pelo autoconhecimento


Foto tirada e estilizada por: Ingrid F.

Desentendimentos, frustrações, injustiças, medo, depressão, vingança, insatisfação, tristezas, falta de realização, culpar os outros, falta de auto estima, desmotivação, sentir-se culpado, raiva, ódio, angústia, desespero, cansaço excessivo, desilusão, desprezo, sonhos reprimidos, e vários outros sentimentos negativos, podem ser superados através do conhecimento de si mesmo com a ajuda da Astrologia.

O entendimento sobre os valores estão distorcidos, você percebe a inversão das justificativas e os argumentos não estão sendo compreendidos, as suas perguntas não são ouvidas, são ignoradas e as respostas são camufladas por enrolações, não lhe dando um retorno para suas dúvidas, a confusão prevalece sem mesmo ser reconhecida, deixando mentes perdidas, sem rumo, e o que lhe oferecem são somente uma infinidade de outras dúvidas para aumentar mais a confusão, para diminuir a sua capacidade de entender, para  distrair, convencê-lo a desistir e finalmente ceder. Como está o Planeta Mercúrio (Hermes na mitologia grega) e suas simbologias relacionadas, em seu Mapa Natal?

Interagimos uns com os outros através da comunicação e dependendo da forma como é emitida e recebida pode ocasionar distorções. O planeta Mercúrio esta relacionado com a mente concreta, o raciocínio, o intelecto, a consciência, representa os processos de pensamentos, as percepções sensoriais e aprendizados adquiridos. Este planeta rege os signos de  virgem e gêmeos. Gêmeos, como sendo a busca incansável e diversificada pelo conhecimentos e virgem, com a aplicação prática destes conhecimentos. Os processos de comunicação e entendimento surtem grandes efeitos no desenrolar da vida, portanto, assumindo uma grande importância, mas, não basta se comunicar bem, como estão sendo recebidas suas informações emitidas?

Primeiro, encontre-se, conheça-se, faça o que for preciso para conseguir. Somente se conhecendo você saberá o que vem de seu interior, suas necessidades, seus erros, e o que vem de fora, as induções, as coações, as culpas, as injúrias. Todos somos suscetíveis, por mais que nos esforcemos, a acabar sendo alterados pelas pessoas próximas e pelas circunstâncias, entretanto, quando conhecemos nossos limites, nossos valores, e temos a capacidade de dominar a forma em que comunicamos uns com os outros, podemos obter resultados melhores.

Questione-se, medite. Nem sempre somos influenciados propositalmente, as essências, as personalidades das pessoas podem conflitar, podem se confundir na mistura gerada pela ação e a reação, pela percepção diferente das situações. Se há um peso grande sendo carregado, há papéis indesejados assumidos, desequilíbrios, não sendo possível mais localizar o início de tudo, a fonte, pode tornar-se difícil resolver sozinho. Existem muitas pessoas afogando dentro de si  uma grande desarmonia, muitos problemas não superados, o não reconhecimento dos próprios erros, o que acaba  refletindo em outras pessoas as quais possuem uma convivência próxima, entretanto, culpar os outros não é a solução! Para visualizar as situações e obter respostas a melhor atitude a ser tomada é se afastar, e quando isso não é possível, procurar outros meios de ajuda para entender e perceber a situação por você.

A Astrologia possui formas de se aprofundar nas tramas da personalidade de uma pessoa e encontrar o melhor caminho para solucionar os desequilíbrios, conflitos internos, externos, conjugais ou em outros tipos de relacionamentos, encontrando uma maneira de resultar no melhor entendimento. O Mapa Astral, seja ele Natal, Progredido, de Sinastria (mostra a afinidade entre as pessoas), esclarece os porquês e dá opções e meios de superar as dificuldades.

Procure formas de compreender! Conseguimos atravessar melhor as dificuldades quando adquirimos paciência e compreensão! Todos tem algo a melhorar, defeitos a superar, alguns mais outros menos. A Astrologia auxilia indicando caminhos, porém, não é determinante, há o livre-arbítrio, (característica essa ressaltada pela maioria dos astrólogos)  para decidir o que é melhor para si.

Felicidades para todos!
  

2015-01-03

- O que faço para ser Astrólogo? \ Os quatro Elementos na Astrologia


Se você gostaria de ser astrólogo é preciso parar e pensar! Inclusive, pensar muito! Estudar, pesquisar, ler.... constantemente e com prazer. Afinal, uma das características iniciais para desvendar se uma pessoa tem a aptidão para a astrologia é a personalidade voltada para o lado mental, com vários posicionamentos no elemento ar, pois esses são dotados de curiosidade necessária para ir à frente em tais assuntos, ao invés de outros elementos, (fogo, terra, água), entretanto, isso é só o começo, não sendo também uma característica exclusivamente determinante.

Pessoas com predominância do elemento fogo (áries, leão, sagitário) no Mapa Astral Natal gostam mais de agir sem parar para pensar e planejar os detalhes, não gostam de ir à fundo nos conhecimentos, estacionar nas teorias, preferem a espontaneidade, entretanto, um dos signos de fogo pode ser atraído para o lado da astrologia, o sagitariano e suas simbologias relacionadas, como um chamado para vivenciar todas as nuances e benefícios proporcionados neste ramo.

As pessoas com predominância do elemento terra (capricórnio, touro, virgem) no Mapa preferem focar nos resultados e questionar sobre a lucratividade da astrologia, e, sendo lucrativa, podem até tentar se infiltrar no assunto, mas, como são pessoas mais realistas e preferem lidar com algo concreto acabam não se realizando profissionalmente e ficando insatisfeitas, com exceção do signo de virgem, cujo perfil analítico, detalhista e perfeccionista é de grande utilidade para a interpretação de Mapas e um aprofundamento maior no assunto, e isso depende de onde no Mapa Pessoal se localiza esse signo e seu regente Mercúrio, se estão bem posicionados e aspectados. 

As pessoas com predominância do elemento água (escorpião, peixes, câncer) no Mapa podem sentir interesse pela astrologia, principalmente o lado escorpião de cada um e suas simbologias relacionadas, além de peixes. Todos nós temos este signo em algum lugar do Mapa, não precisando localizar necessariamente no signo Solar ou no ascendente para ser atraído pelo assunto, bastando estar bem posicionado ou dignificado a fim de sobressair qualidades como a intuição, a sensibilidade, a profundeza, ou o leque de variações emocionais dos outros signos do elemento água os quais dão uma temperada  para a mente de um Astrólogo, por outro lado, havendo muitos posicionamento no elemento água a pessoa pode acabar se afundando em um mar de sentimentos e causando interferências a nível mental.

É preciso, com certeza, fazer um Mapa Astral pessoal para verificar se há talento para a astrologia,  e se você buscar alguém para fazer isso por você, antes mesmo de pesquisar e se aprofundar, já é um ponto perdido! O verdadeiro astrólogo já nasce com a curiosidade que o leva a estudar desde cedo e consequentemente tendo como sua primeira ferramenta de estudo o seu próprio Mapa Astral, logo após, de pessoas próximas a ele, não parando por ai, a astrologia é uma constante busca de informações sem fim. O conhecimento em astrologia é muito amplo, fazendo a pessoa se sentir sempre como se ainda não tivesse descoberto tudo, porém, cada vez mais esclarecendo várias assuntos.

Caso você descubra não ter aptidão para a astrologia através do seu Mapa, não desanime! É melhor buscar algo verdadeiro, resultante de um real retorno conforme suas qualidades e facilidades ao invés de ter gastos, tempo perdido, insatisfações, infelicidades com algo ilusório, sem a sensação de completude, sem a motivação, sem estímulos, enfim, não sendo o seu objetivo de vida a proporcionar lhe crescimento e aprendizado.

Um Mapa Natal normalmente possui mais de um talento, vocação ou caminhos profissionais a seguir, tudo depende da acessibilidade, da situação vivenciada no momento atual, podendo haver mudanças de caminhos conforme as fases, épocas e interesses. Existem vários aspectos a serem vistos em um Mapa Astrológico para delinear as profissões mais adequadas para cada um. Logo irei disponibilizar aqui, algumas interpretações básicas sobre tais aspectos para o melhor entendimento das simbologias, todavia, para interpretar um Mapa Pessoal específico é preciso verificar todos os arranjos dispostos nele de modo a possibilitar a visualização das tendências negativas, positivas ou até mesmo neutras de cada simbologia.

Abraços a todos!

2015-01-02

- As interpretações de um Mapa Astral


Imagem estilizada por Ingrid F.Follows
Um Mapa Astral diz muito sobre vários assuntos, muitas vezes encontramos contradições nos significados, pontos bons e pontos ruins. Quanto as contradições, muito comuns nos mapas, é interessante analisar o peso de determinada informação, se há debilidades, planetas maléficos, oposições, quadraturas e outros posicionamentos que podem enfraquecer, dificultar, diminuir os significados, ou se a informação obtida origina-se de um ponto mais relevante em relação aos outros a fim de, então, conseguir chegar a uma conclusão entre as afirmativas contraditórias para que seja encontrada qual delas irá prevalecer, e em última hipótese, chegar a uma interpretação mediana entre as duas contradições.

Pontos bons ou pontos ruins? É interessante saber que considerar um posicionamento no Mapa como sendo bom ou ruim é muito pessoal e subjetivo, pois algo que seja bom para uma pessoa, não necessariamente será bom para outra, o que nos leva a dizer que as interpretações devem ser isentas de julgamentos pessoais. Levar muito à sério a padronização de conceitos, atitudes, costumes, resultante da vivência em uma sociedade pode acabar deixando as pessoas perdidas em suas reais vontades e sonhos!!

Normalmente as pessoas necessitam de habilidades, qualidades, facilidades e até defeitos, para concretizar suas buscas por algo melhor, dependendo do seu meio, das pessoas as quais se relaciona, de suas experiências de vida, etc. Uma pessoa poderia ter vários prejuízos em sua vida se, necessitando ser mais agressiva (qualidade normalmente ruim), devido as situações em que se encontra, vamos supor, morando em uma floresta, fosse na verdade uma pessoa pacata. Depende muito também da época em que se vive, da região, dos costumes... É possível encontrar interpretações dizendo ser certos posicionamentos excelentes,  geradores de felicidades, o que não aconteceria se fosse em outro país.

Algumas interpretações de Mapas poderiam dizer que uma determinada pessoa "sofreria" muito, seria infeliz, ou está arcando com dívidas de seu passado, pois não conseguiria, não seria, não teria.... porém, conversando com determinada pessoa perceberíamos que na verdade a própria pessoa faz questão de não conseguir, não ser ou não ter!! Portanto, podemos afirmar que, vendo um Mapa, não necessariamente delimitamos um estado da pessoa ou desvendamos por completo sua essência, pois os sonhos e objetivos são naturalmente diferentes para cada um, assim como, os Mapas possuem objetivos diferentes e diversos, sendo difícil existirem combinações astrológicas totalmente iguais, mudando também a maneira de perceber, sentir, ver as coisas e situações ao redor.

O Mapa Astral acaba tendo a maior utilidade para a própria pessoa a qual ele pertence, como uma forma de autoconhecimento, auto direcionamento, de descoberta de suas forças, fraquezas, habilidades, talentos. Uma interpretação dos posicionamentos vindos de outra pessoa estranha e distante podem estar repletos de juízos de valor, julgamentos e qualificações inadequadas o que devem ser evitados pois podem influenciar erroneamente e resultar em descrença por aquele que os interpretou.

Se considerarmos, segundo muitos astrólogos dizem, que nós escolhemos o que iremos vivenciar neste planeta chamado Terra, definindo tudo de forma antecipada, é provável que tenhamos escolhido o que realmente queremos e precisamos para o nosso crescimento, quer seja considerado ruim ou bom na visão dos outros. É possível fazer interpretações sem emitir valores pessoais, entretanto, muitos avançam nisso ao ler um Mapa individual, o que é diferente de expor todos os significados de um símbolo ou representação em isolado.

Muitos erros de previsões, incluindo previsões daquele ano, previsões pessoais, previsões de um país, de um governo, em mapas astrais  progredidos, etc,  são causados pelo fato de se colocar um parecer pessoal sobre os aspectos visualizados. Vamos supor que o planeta Urano (ruptura) ou Plutão (transformação) em um mapa pessoal estejam com aspectos desfavoráveis, tal pessoa automaticamente associará esses planetas como algo ruim de forma genérica em suas interpretações! Perceba que a visão pode estar distorcida. Existem pessoas em que o planeta Plutão está bem posicionado trazendo alegrias (cura, regeneração, transformações para melhor), assim como o planeta Urano, ou outro planeta qualquer, o qual ressaltou de forma pessoal, em um mapa, somente as qualidades mais negativas do que as positivas, ou vice versa.

Como evitar os equívocos nas interpretações? Uma forma de um Astrólogo, ou qualquer pessoa que queira fazer leituras de outros Mapas Astrais, amenizar os equívocos quando for analisar um Mapa é estudar o próprio Mapa Natal à fundo antes de tudo, e saber seus pontos fortes e fracos para evitar exageros nas interpretações e entender melhor como funciona, ver como estão colocados cada aspecto, planeta, casa, signo, em seu Mapa Natal para depois fazer as interpretações em Mapas Natais de outras pessoas e fornecer previsões e análises de Mapas derivados, como é o caso dos Mapas Progredidos, sendo um o reflexo do outro. Reconhecendo a linguagem primordial (Mapa Natal), você descobre como ler as linguagens sequenciais (Mapas derivados). Vale lembrar que a Astrologia não é determinante, as pessoas possuem o livre arbítrio, por outro lado, antecipar certas situações e acontecimentos nos possibilita estarmos preparados ou evitarmos, quando possível.

Fique à vontade para fazer comentários, críticas ou sugestões.
Abraços a todos!